quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Mais do mesmo - 2

Tomaram hoje posse, em Sintra, os eleitos para a CMS e Assembleia Municipal.

O Dr. Seara, reeleito Presidente da CMS, fez um discurso que me pareceu mais de candidato a Primeiro-Ministro, tal a tónica em questões de política geral, na "miséria", no "desemprego", nas "dificuldades da classe média", etc. Não consegui vislumbrar uma linha de rumo coerente, uma estratégia mínima para se entender, afinal, aquilo que a Câmara, na sua esfera de intervenção, se propõe levar a cabo nos próximos 4 anos - apenas muitas e muitas palavras (como já é habitual...), o desenho de um quadro do tipo "isto ainda pode piorar", quase um assumir da "incapacidade" para fazer mais e melhor, porque no fundo tudo parece depender do Governo e da sua actuação e a Câmara faz o que pode... Ah, e também me parece ter ouvido uma referência ao "enterramento dos cabos de alta tensão" - não percebi foi com que dinheiro tal vai ser pago, face ao retrato (negro) traçado da situação...

Registei, igualmente, as bonitas palavras de "abertura ao contributo de todos" - alguns minutos depois, na primeira sessão da Assembleia Municipal, a maioria de Direita "impôs" a constituição de uma Mesa apenas com elementos da mesma maioria, ao contrário do que sucedeu no anterior mandato.

Foi um belo começo!...

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Fábula


Hoje gostaria de partilhar uma "fábula" engraçada que recebi na minha mailbox:


"A Serpente e o Pirilampo"


Era uma vez uma cobra que começou a perseguir um pirilampo. Ele fugia com medo da feroz predadora, mas a cobra não desistia. Um dia, já sem forças, o pirilampo parou e disse à cobra:

- Posso fazer três perguntas?

- Podes. Não costumo abrir esse precedente, mas já que te vou comer, podes perguntar.

- Pertenço à tua cadeia alimentar?

- Não.

- Fiz-te algum mal?

- Não.

- Então porque é que me queres comer?

- PORQUE NÃO SUPORTO VER-TE BRILHAR!!!"

sábado, 24 de outubro de 2009

Hipocrisia


Durante anos a fio queixaram-se de "arrogância" e de "falta de diálogo". Diziam que a maioria absoluta a tal conduzia... E durante os mesmos anos, tudo fizeram (de forma explícita ou até recorrendo a truques manhosos) para convencer o eleitorado que, sem maioria absoluta, a governação do País seria melhor, com mais diálogo, com maior atenção às propostas da oposição.

Conseguido tal desiderato (levar a que deixasse de existir uma maioria absoluta de suporte ao Governo), os mesmos que clamavam por "diálogo" foram então convidados a apresentar as suas propostas e a participar numa solução governativa. Todos disseram que não - só estavam disponíveis para governar de acordo com as "suas" (deles, claro) propostas!... Parece que a isto já não se chama "arrogância" - é "convicção". Pois...

Afinal já percebemos todos o que alguns queriam - um Governo "refém". Um Governo de pés e mãos atadas. Um Governo que não afrontasse interesses instalados, nem corporações bafientas, nem sindicatos esclerosados, nem profundos jogos de alta finança.

O novo Governo aí está e certamente José Sócrates continuará a dar (como sempre deu) o seu melhor na condução dos destinos do País.

Quanto aos tais que tanto falavam em "diálogo", não passam agora de um bando de meninos birrentos, encostados lá ao fundo numa esquina, à espera de poder passar uma rasteira a quem passa e envolvidos, nalguns casos, em disputas entre si. Com eles é assim - o "diálogo" é obrigar alguém a fazer como eles querem e quando querem.

Está feita a prova, para quem ainda tivesse qualquer tipo de dúvida.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Saramago e os "maus costumes"



Começo, desde já, por dizer que considero José Saramago um dos nossos grandes escritores, leio a sua obra com prazer e considero inteiramente merecido o Prémio Nobel da Literatura que lhe foi atribuído.

Posto isto, não considero José Saramago "intocável" nas suas opiniões e muito menos uma espécie de "sábio" a quem devemos "beber" as palavras. Vem isto a propósito das recentes declarações do autor onde rotula a Bíblia de um "manual de maus costumes". Não entendi bem se Saramago apenas se refere ao Velho Testamento ou também inclui o Novo. Se leu a Bíblia toda ou apenas partes seleccionadas. Se faz propositadamente tábua rasa de tudo o que tenha a ver com a importância histórica, sociológica, antropológica do Livro Sagrado. E não consegui entender nada disso porque Saramago se ficou pela generalidade, pelo soundbyte, pelo título para encimar jornais e abrir noticiários de TV e rádio - na maior das "profundidades" cai por vezes a "nódoa" da superficialidade, como se pode ver.

A fronteira entre a genialidade e o puro disparate é, por vezes, ténue. Lembremos que Jean Paul Sartre, num arroubo de paixão estalinista, declarou aos 4 ventos que "todo o anti-comunista era um cão". A vida tem destas coisas - e também a passagem de Saramago, no Verão Quente de 1975, pela Direcção do "Diário de Notícias" daria, certamente, todo um "manual de maus costumes", pelo menos em termos de tolerância e respeito pelo emprego de muita gente.

Como diria o Engº Guterres - "é a Vida!". E eu acrescento - "perdoais-Lhes, Senhor..."

Flautista precisa-se!...


Notícia na Comunicação Social:


"Praga de ratos obriga a transferência de alunos em Sintra


Os alunos da escola básica do primeiro ciclo de Almoçageme, Colares, vão ser transferidos para outra instituição escolar, devido a uma praga de ratos, disse à agência Lusa o presidente da Educa, empresa pública que gere os equipamentos educativos de Sintra".


Duas constatações:


- é pena que o Dr.Seara não tenha tão boas relações com o Flautista de Hamelin, como tem com alguns actores, cantores e artistas que apoiaram a sua recente campanha;

- não há dúvida que a dedicação é total e está bem patente nesta escola: pelo menos por parte dos roedores...

sábado, 17 de outubro de 2009

Reflexão




"Os que vencem, não importa como vençam, nunca conquistam a vergonha"


- Nicolau Maquiavel -

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Uma entrevista notável


Judite de Sousa fez hoje, na RTP1, uma excelente entrevista a António Feio. Aquilo que poderia transformar-se numa situação dolorosa ou lamechas (o actor sofre de um cancro no pâncreas e tem sido pública a luta que trava contra a doença), culminou num momento luminoso, tranquilo e simultaneamente comovente.

Sei que saiu recentemente um livro de entrevistas conduzidas por Judite de Sousa, mas não tive ainda oportunidade de o ler.

De qualquer forma quero aqui deixar o meu sincero aplauso para o trabalho desta noite, que se revestiu de características especiais e teve uma notável condução. Ainda há momentos assim na televisão pública!...

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Mais do mesmo...


A coligação de Direita, encabeçada pelo Dr.Fernando Seara, venceu as eleições para a CMS, realizadas no passado Domingo.

O Partido Socialista continua a ser o partido mais votado no Concelho, reforçando a sua responsabilidade na liderança da oposição à coligação Mais Sintra.

A CDU continuará, certamente, a ter um bom entendimento com o PSD e PP em Sintra e esperará manter a Presidência dos SMAS e alguns outros cargos na administração de empresas municipais, face ao resultado obtido.

O Bloco de Esquerda teve uma derrota estrondosa - alguma arrogância e auto-convencimento parecem não chegar para ganhar eleições.

A Drª Ana Gomes fez uma excelente campanha, andou no terreno, esteve próxima dos problemas dos sintrenses, empenhou-se profundamente neste combate, mas a desproporção de meios relativamente às duas candidaturas e a forma como os órgãos de Comunicação Social trataram de "silenciar" esta disputa em Sintra e "ignorar" a divulgação pública de muitos dos problemas deste Concelho, foram factores decisivos, num Mundo onde tantas vezes a aparência se sobrepõe ao concreto.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Mudar Rio de Mouro!

O candidato do PS em Rio de Mouro chama-se Júlio Cortez Fernandes. Não vou aqui referir o seu vasto currículo e experiência autárquica, que facilmente poderão ser encontrados no site de campanha. Não vou também falar do respeito que tenho pelo seu passado de militante, "fundador" da secção do PS em Rio de Mouro. Quero apenas salientar duas outras coisas, para mim bem mais relevantes: o seu profundo amor por esta terra (que defende, intransigentemente, há muitos anos) e o seu conhecimento ímpar deste território e das suas gentes.

Face ao vazio (de ideias, de projectos, de ambição, de "in"-capacidade de reivindicação) que também na Freguesia de Rio de Mouro a coligação de Direita (PSD/PP) "construiu" nos últimos anos, para além de um conjunto de trapalhadas (ainda não totalmente esclarecidas) que recentemente foram notícia na Comunicação Social e que envolveram o actual Presidente da Junta, é urgente que se opere uma mudança e que essa mudança rasgue caminhos novos, arrojados, que vão ao encontro dos anseios e necessidades dos fregueses da nossa terra.

Cortez Fernandes, candidato do PS, é a escolha óbvia (e certa!) de quem quer um Rio de Mouro melhor e por isso é urgente que seja eleito Presidente da Junta de Freguesia no próximo Domingo.

A Verdade da Mentira

O Dr. Seara, candidato à Presidência da CMS pela coligação de Direita (PSD/PP), continua a distribuir propaganda de campanha onde apresenta como obra sua...a obra realizada por outrém, nuns casos com participação da CMS, noutros nem sequer isso!...

Se a campanha durasse mais uma semana e o desespero do candidato face a eventual derrota se acentuasse, ainda veríamos algum folheto da coligação de Direita a reivindicar influências na construção do Palácio da Pena!

Pode ler aqui a nota de Imprensa que o PS - Sintra divulgou e que desmonta esta "publicidade enganosa"! Afinal será esta a tal "verdade" na política de que tanto se gaba a líder do PSD, Manuela Ferreira Leite?...