segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Vitória!


Como é usual, na noite eleitoral das Legislativas de ontem, "todos" venceram - pelo menos a julgar pelas declarações dos diversos responsáveis partidários e pela "festa" que até quem ficou em último fez.

Mas, na realidade, existiram "dois" vencedores - o Partido Socialista e José Sócrates.

E três (enormes) derrotados - o Partido Social Democrata, Manuela Ferreira Leite e Cavaco Silva.

Tudo o resto é fait-divers ou poeira deitada para os olhos dos incautos.

Às calúnias, às deturpações, às canalhices de vão de escada, às tentativas de manipulação da opinião pública, às mentiras travestidas de meias-verdades, aos encontros furtivos com jornalistas em pastelarias da Avenida de Roma, aos "fantasmas" de "asfixias", à ausência de ideias e de projectos mobilizadores - o Partido Socialista e José Sócrates souberam responder com elevação, com confiança, com determinação, sem medo, sem sofismas, sem hesitações.

Sem maioria absoluta, cabe ainda assim ao PS liderar um futuro Governo e executar o seu Programa. E cabe à oposição a enorme responsabilidade de contribuir para soluções e para consensos, que nunca se fizeram com chantagens ou com intransigência. Sendo necessário, o povo será novamente chamado a decidir se o aventureirismo ou extremismo de alguns o impuserem - em Democracia há sempre soluções para os impasses.

Vêm aí as eleições Autárquicas - também em Sintra está na hora do eleitorado rejeitar a estagnação, o vazio de obra, o adiar do futuro. Vamos à luta!

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Com o PSD no Governo foi assim - 3

2003 - Manuela Ferreira Leite ministra das Finanças - para tentar "tapar" o buraco do défice efectua uma operação de cedência de créditos fiscais e da Segurança Social ao Citigroup, que fica cara ao Estado: dos 11, 44 mil milhões de euros cedidos ao Citigroup em 2003, mais de 3,74 mil milhões foram substituídos por outros créditos cobráveis dos anos seguintes. Com esta substituição, o Estado cedeu ao Citigroup um montante total de créditos de cerca de 15,2 mil milhões de euros. (notícia do Correio da Manhã).


quarta-feira, 23 de setembro de 2009

terça-feira, 22 de setembro de 2009

A "obra" da Coligação PSD/PP em Sintra


Repare-se nos cartazes e na propaganda eleitoral dos candidatos de outros municípios que, sendo actualmente Presidentes dessas Câmaras, apelam ao voto para serem reeleitos - regra geral apresentam a obra feita. Destacam aquilo que construíram, que melhoraram, que mudaram.

Em Sintra, Fernando Seara, Presidente da Coligação de Direita PSD/PP... apresenta-se a si próprio e garante que agora a "dedicação" será total!... Efectivamente, se quisesse seguir o modelo dos Presidentes que fizeram obra digna desse nome nos seus municípios, Fernando Seara teria alguma dificuldade.

Apresentaria exactamente o quê?...

- o vazio de uma revisão do PDM que não fez?

- a inexistência de uma política de habitação, nomeadamente na promoção da venda e arrendamento de fogos a custos controlados para jovens?

- o "buraco" onde devia estar a Casa das Selecções?

- a ausência de uma alternativa de estacionamento no Centro Histórico?

- o espaço em branco das ciclovias?

- as piscinas virtuais em cada Freguesia?

- a reabilitação urbana "fantasma"?

- as DUAS novas escolas em OITO ANOS de mandato, sendo que numa caiu recentemente o tecto (Monte Abraão) e outra ainda está...por construir (Varge Mondar)?

- o lamaçal em que está transformado o antigo campo de jogos do RRM (clube de Rio de Mouro, Rinchoa e Mercês)?

- o prometido enterramento dos cabos de alta tensão que não passou precisamente dessa promessa?

- a "página em branco" em que se transformaram o parque urbano da Tapada das Mercês, o Centro Lúdico de Massamá e as Circulares Poente e Nascente ao Cacém?

- o Plano Estratégico do Professor Braga de Macedo que jaz numa qualquer gaveta da CMS?

- etc, etc, etc...

Como se pode ver, seria impossível à coligaçao PSD/PP e ao seu candidato, Fernando Seara, mostrarem na sua propaganda eleitoral a obra feita - a não ser que semeassem "outdoors" totalmente em branco por todo o Concelho.

domingo, 20 de setembro de 2009

Basta!


Manuela Ferreira Leite nasceu em 1940. Frequentou os liceus Maria Amália Vaz de Carvalho e D. João de Castro e terminou a sua licenciatura em 1963 - tinha, então, 23 anos de idade. Entre 1964 e 1973, Ferreira Leite trabalhou como investigadora da Fundação Calouste Gulbenkian. Deu aulas, igualmente, no ISCEF, entre 1966 e 1979, tendo pertencido ao Conselho Directivo (a partir de 1973).

Em 1968 (quando Manuela Ferreira Leite tinha, então, 28 anos de idade), Mário Soares foi deportado sem julgamento para S.Tomé e, dois anos mais tarde, obrigado a exilar-se em França, devido ao seu combate contra o Estado Novo. Anteriormente, fora preso pela PIDE 12 vezes, num total de quase 3 anos.

Em 1969, com 24 anos de idade, Alberto Martins (actual líder da bancada do PS na Assembleia da República), jovem estudante universitário em Coimbra, está no cerne dos acontecimentos da Crise Académica (protesto dos estudantes universitários contra o regime ditatorial) e acaba detido pela PIDE. Manuela Ferreira Leite tinha, então, 29 anos de idade e prosseguia a sua tranquila carreira profissional. Desconhece-se o que pensaria sobre esta Crise Académica e sobre a repressão do Regime.

Com 22 anos de idade, Manuel Alegre, ainda jovem estudante universitário, apoiou a candidatura de Humberto Delgado à Presidência da República. Em 1962 é mobilizado para Angola, onde é preso pela PIDE e condenado a seis meses de reclusão na Fortaleza de S. Paulo, em Luanda, acusado de tentativa de revolta militar contra a Guerra Colonial. Regressa a Portugal em 1964. A ameaça de nova detenção e de julgamento pelo Tribunal Militar levam-no a passar à clandestinidade e a partir para o exílio. Tinha 28 anos de idade. Manuela Ferreira Leite terminara a sua licenciatura um ano antes e estava, tranquilamente, como bolseira da Gulbenkian na Alemanha.

Portugal foi assim durante os anos de chumbo da ditadura do Estado Novo. Um País de medo, de perseguição a quem pensava diferente, de polícia política, de bufos. Um País de gente analfabeta, de gente pobre, de gente a emigrar para tentar matar a fome, de jovens mutilados e mortos numa tremenda Guerra Colonial. Um País de Censura Prévia, de saudação fascista de braço estendido, de torturas em Caxias, em Peniche, de exílio num campo de concentração chamado Tarrafal. Um País onde alguns viveram tranquilamente, outros viveram com imensos sacrifícios e alguns ousaram dizer "não"! E entre os que ousaram dizer "não" estiveram muitos jovens, que trocaram o conforto das suas futuras carreiras académicas, para lutar pela Democracia e pela Liberdade - jovens comunistas, socialistas, católicos, republicanos. Mas nunca esteve a jovem Manuela Ferreira Leite.

É por isso que esta conversa de chacha actual (repito - conversa de chacha!) do "medo" e da necessidade de "defender a liberdade", vinda, ainda por cima, de gente que nem um dedo mexeu, nem uma palavra pronunciou, quando era realmente difícil e arriscado defender esses valores, é algo que me revolta profundamente. E quando essa "acusação" é dirigida contra um partido como o Partido Socialista que SEMPRE se caracterizou, ao longo da sua História, precisamente por prezar e defender a Liberdade e a Democracia, antes do 25 de Abril e também depois, no período do PREC, quando tal era igualmente difícil, há algo de absurdo e de incompreensível.

Não pode valer tudo em política. É preciso dizer de vez a Manuela Ferreira Leite e ao PSD que basta de demagogia e de hipocrisia em redor da questão do "medo" e da "falta de liberdade" na sociedade actual, que basta de agitar "papões" para caçar votos, que basta de lançar atoardas que nunca se comprovam apenas para denegrir um adversário político!

Sabemos que o modelo de "democracia" de Manuela Ferreira Leite, segundo a própria afirmou, é exemplificado pela gestão de Alberto João Jardim na Madeira. Agora digam lá se não é preciso ter muita "lata" para vir tentar dar "lições" de democracia ao partido de Mário Soares, Salgado Zenha, Tito de Morais, Jorge Sampaio, Alberto Martins, Manuel Alegre, António Guterres, António Arnaut, Ferro Rodrigues e tantos outros que tudo sacrificaram quando era arriscado (carreira, vida pessoal, vida familiar etc) para que este PSD e a sua líder pudessem, hoje em dia, exercer o seu direito à Liberdade?... Haja memória e respeito pela mesma!

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Adriano Filipe


Adriano Filipe foi, é e será sempre um destacado militante do PS Sintra. Como Presidente da Junta de Freguesia de São Martinho, a obra realizada fala por si e é amplamente elogiada, mesmo entre os seus adversários políticos. Frontal, directo, firme na defesa dos interesses da sua Freguesia e do Concelho de Sintra em geral, o Adriano é uma personalidade marcante do nosso meio e um verdadeiro amigo dos seus amigos.

Num momento em que, terminando o seu mandato, Adriano Filipe não será novamente candidato, nem integrará as listas do PS para outros órgãos autárquicos, quero aqui prestar-lhe a minha modestíssima homenagem pessoal, porque sou daqueles que acredita que a política sem afectos e sem reconhecimento do bom trabalho feito não é digna desse nome:

"Obrigado, Adriano! Até sempre. Até amanhã."

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Pergunta de algibeira


A negação do slogan "Dedicação Total", do PSD/PP, não está patente na candidatura a uma Junta de Freguesia, em Sintra, de um jogador de futebol profissional da equipa do Sporting?...

sábado, 12 de setembro de 2009

Haja memória!


"Assim, se chegar ao Governo, a dra. Ferreira Leite extinguirá o pagamento especial por conta que a dra. Ferreira Leite criou em 2001;

A primeira-ministra dra. Ferreira Leite alterará o regime do IVA, que a ministra das Finanças dra. Ferreira Leite, em 2002, aumentou de 17 para 19% ;

Promoverá a motivação e valorização dos funcionários públicos cujos salários a dra. Ferreira Leite congelou em 2003;

Consolidará efectiva, e não apenas aparentemente, o défice que a dra. Ferreira Leite maquilhou com receitas extraordinárias em 2002, 2003 e 2004;

Levará a paz às escolas, onde o desagrado dos alunos com a ministra da Educação dra. Ferreira Leite chegou, em 1994, ao ponto de lhe exibirem os traseiros."


Manuel António Pina - in, Jornal de Notícias

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Dedicação...total?...


Com a devida vénia:

"o defesa do 'sporting' marco caneira está a ser anunciado com pompa e circunstância como o candidato da coligação de direita à presidência da junta de freguesia de almargem do bispo, em sintra. curiosamente, ou talvez não, existe portanto a possibilidade de um homem do futebol vir a presidir a uma autarquia onde no século passado foi pela 'fpf' prometido aos portugueses que seria construído o futuro centro de estágio das selecções. espero que algum jornalista mais atento pergunte ao jogador leonino, agora travestido de político, em que pé é que está esta situação?"




sábado, 5 de setembro de 2009

Há "coisas" do Diabo...


Para quem está sedento de regressar ao Poder, dê lá por onde der, todos os métodos são válidos. Vivemos, assim, num período sinistro onde efectivamente parece valer tudo para atingir tal desiderato. Cartas anónimas para a PJ sobre determindos processos mediáticos e que rapidamente aparecem escarrapachadas na Imprensa e a abrir telejornais. Suspeitas lançadas sobre este ou aquele mas sempre de forma a que possam "enlamear" o Primeiro-Ministro ou o Governo. Vagas desconfianças de "espionagem" a Belém. Etc, etc, etc...

A "cereja em cima do bolo" parece chamar-se agora Manuela Moura Guedes (jornalista, ex-cantora de efémera fama, ex-deputada do CDS/PP) subitamente transformada em "mártir" a propósito da suspensão de uma "coisa" que ela apresentava às 6ª-feiras e que constituía o Telejornal da TVI nesse dia da semana. Sobre a "coisa" já praticamente tudo foi dito - confesso que, até hoje, não encontrei uma única opinião favorável ao dito "objecto pseudo-jornalístico", mesmo em confessos adversários do Governo e de José Sócrates. Adiante, portanto.

Resta a óbvia intoxicação da opinião pública, tentando arranjar um "culpado" para tal suspensão - e sendo o tal "culpado", obviamente, o Primeiro-Ministro, alvo predilecto da "coisa" durante meses a fio, num constante matraquear contra tudo o que vagamente tivesse a ver com o PS ou com o Governo. Ora o Primeiro-Ministro queixou-se da "coisa" em tempos - logo, se a "coisa" é suspensa a culpa é dele, claro!...

Qualquer semelhança entre este tipo de "conclusões" e um daqueles maus filmes de série B, não é pura coincidência, porque se há terreno propício para a demagogia populista (e maus argumentos cinematográficos) é o da ignorância e da imbecilidade.

Se há partido que, obviamente, perde com esta fantochada, junto da opinião pública, é o PS. Todos os outros (também obviamente) só podem ganhar com a sua exploração - e desde o PSD até ao PCP, passando pelo Bloco, não tem havido a mínima hesitação em "explorar" a "coisa" enquanto tal for possível, mandando às urtigas a mínima sombra de precaução perante toda esta "ópera bufa".

Para culminar até o Sr.Presidente da República, habitualmente tão contido e reservado perante outras questões (recordemos a anterior suspeição posta a correr por assessores do PR sobre "espionagem" do Governo a Belém, relativamente à qual nada quis dizer), não hesitou em fazer um discurso sobre a importância da liberdade de expressão e dos valores do 25 de Abril, pasme-se, a propósito da "coisa" e da "mártir" Moura Guedes!...

Estamos a viver um período sinistro onde o Partido Socialista (e sobretudo José Sócrates) surge como um "alvo a abater" sem dó nem piedade, ainda que para tal seja necessário recorrer à insinuação, à calúnia, à intriga, ao lamaçal. Uma oposição que não se questiona sobre a "validade" de certas "acusações" e que não hesita em dar crédito a qualquer calúnia para tentar ganhar votos só pode inquietar o vulgar cidadão.

Algo está, efectivamente, muito podre no Reino da Dinamarca...