quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Máquinas de propaganda



"(...)Assente a poeira, façamos então um breve balanço da cobertura pelos media do caso Freeport. Mas, para isso, importa separar o trigo do joio.

Nunca alinhando nas teses da cabala e das campanhas negras, pode dizer-se, de um modo geral, que a Comunicação Social andou bem e que até fez algum trabalho de investigação.

O mesmo não aconteceu com o jornal ‘Público’, com as velhas guerras contra Sócrates, que mancham a sua isenção e credibilidade e com a TVI do casal Moniz. O que a TVI e Manuela Moura Guedes têm feito, no jornal das sextas-feiras, é perseguição pura e dura a Sócrates, não é jornalismo. O casal Moniz serve-se deste órgão de Comunicação Social poderoso para fazer campanha política. É arrepiante o que se passa às sextas-feiras nesta estação, com as peças montadas e articuladas ao sabor dos comentários da pivô do jornal. Este jornal da TVI está transformado numa máquina para triturar Sócrates e para assassinar o seu carácter, sem respeito pelas garantias básicas deste cidadão, que também tem direito ao seu bom-nome. Sem prejuízo da veracidade dos factos sobre o caso Freeport, a informação não pode ser feita a qualquer preço.

Os olhos, o rosto, o fácies, os trejeitos na cadeira e a incomodação de Manuela Moura Guedes são escandalosamente visíveis. E estes também são elementos estimáveis na apreciação de uma informação séria, isenta e responsável, o que não é o caso. Incomoda este espectáculo.

E, quando assim é, Sócrates tem razão."


"Correio da Manhã" - 19.02.09 - Rui Rangel, Juiz desembargador

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Dito e Feito



Em Outubro de 2005, em declarações ao site Sintra Popular, o actual Presidente da Câmara Municipal de Sintra, questionado sobre quais seriam as primeiras medidas que tomaria em caso de reeleição, afirmou o seguinte:

"Há tanta obra para inaugurar nos próximos seis meses que até ficarei cansado de as concretizar."

Face ao que se passou depois dessa reeleição, durante estes últimos 4 anos, constata-se que, afinal, foram os Sintrenses quem ficaram "cansados" - mas de esperar pela "obra" que não se vislumbra!...

Em ano de eleições autárquicas, como é este de 2009, convém relembrar, sempre que possível, aquilo que se disse - e aquilo que se fez.

Assim aqui o faremos regularmente.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Complexo Desportivo de Fitares


O Complexo Desportivo de Fitares, na Rinchoa, está encerrado desde o Verão de 2008.

Pelo que tenho conhecimento, esse encerramento deveu-se ao facto da Delegação de Saúde de Sintra considerar que o referido equipamento não reunia as condições necessárias para um normal funcionamento.

Entretanto o tempo vai passando e a única certeza que existe é apenas uma - este equipamento não está ao serviço da comunidade para o qual se destinava.

Questões que ficam no ar:

- onde anda a Comunicação Social (local ou até nacional) que nada diz sobre este assunto?... Aconteceria o mesmo se a CMS tivesse um (ou uma) Presidente do PS?...

- que diligências foram feitas até ao momento, nomeadamente pela Junta de Freguesia de Rio de Mouro, para esclarecer, denunciar ou exigir a resolução desta situação por parte da Câmara Municipal de Sintra?...

- que custos estão a ser suportados pela CMS (nomeadamente pessoal, rendas, etc), apesar de ter este equipamento...fechado?...

- é ou não verdade que se anuncia para breve a abertura de um equipamento privado, ligado a uma conhecida marca de ginásios e espaços para exercício físico, na zona de Fitares, precisamente?...

Responda quem souber...

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Reflexão...


Estamos em ano de eleições. Nomeadamente de eleições autárquicas.

Olhando para o que foram estes (praticamente) oito anos de gestão PSD/PP na Câmara Municipal de Sintra apenas apetece evocar a frase de Aulo Pérsio:

"Do nada, nada vem; e ao nada, nada pode reverter".

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Referendo na Venezuela


Amanhã será dia de referendo na Venezuela. Está em causa a emenda constitucional proposta por Hugo Chavez para que possa eternizar-se no Poder como Presidente.

Não deixa de ser espantoso que alguns que por cá tanto falam de "liberdade" e de "democracia" a propósito e a despropósito de tudo e de nada, não tenham agora uma palavra para censurar esta atitude do proto-ditador venezuelano. Pior - muitos deles apoiam-no claramente, tal como continuam a apoiar (ou já o fizeram no passado) outros "democratas" da mesma estirpe, tudo em nome da "revolução", a tal do partido único, supressão das liberdades, controlo total do Estado, etc.

Depois deste referendo, o que se seguirá nos planos de Chavez para fazer da Venezuela uma nova Cuba?...

Cada cabeça, sua sentença...



No PSD continua a grande bagunça!... Agora veio Ângelo Correia afirmar que, se dependesse dele, a presidente do partido, Manuela Ferreira Leite, sairia já amanhã da direcção do mesmo, tal a má imagem junto do eleitorado e os fracos resultados para que as sondagens apontam.

Sabendo que a aposta para líder do PSD, por parte de Ângelo Correia, é o jovem Pedro Passos Coelho, digamos que seria como fugir da forca e acabar a cair de um precipício, pelo menos no que diz respeito à criação de uma real alternativa para candidato a Primeiro-Ministro…

No actual cenário de crise o que o País necessita é de uma liderança forte, decidida, optimista e capaz de procurar soluções em vez de apenas lamentar os problemas. Diga-se o que se disser, e para lá de todas as campanhas de ataque pessoal, neste momento essa liderança só pode ser conduzida pelo PS e por José Sócrates – esperemos que os eleitores compreendam o que está em jogo e não desperdicem o seu voto no mero “protesto” circunstancial, preferindo antes contribuir para uma solução governativa estável e maioritária.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Jota Pimba



Já conhecíamos a música pimba.

Com os cartazes que a JSD, a exemplo do que já fez no passado, decidiu colocar por ai, utilizando a imagem do Primeiro-Ministro de forma rasca e demagógica, ficámos também a conhecer a política-pimba - aquela onde vale tudo para "rimar" e pôr a malta a bater palminhas, com algumas moçoilas de saia curtinha aos pulos para alegrar a maralha e uma "letra" que cheire vagamente a irreverência...

Mas a vida é mesmo assim - quem não tem cão, tenta sempre caçar com gato.

O problema é que o eleitorado raramente come gato por lebre e esse é o drama actual do PSD e da sua liderança.

Prioridades...



Com o alargamento do IC19 o “calvário” transferiu-se para os acessos ao interior de algumas localidades, tais como Cacém, Rio de Mouro, Mercês e Mem Martins. Não tendo havido (aparentemente) articulação entre a obra do alargamento do IC19 (efectuada pelo Governo) e as necessárias obras (a cargo da Câmara Municipal de Sintra) relativas aos acessos, a fila de automóveis, sobretudo no final de um dia de trabalho, cresce agora nesses pontos críticos.

Tal como já aqui referi, em Rio de Mouro foi negociada uma parceria entre a Repsol e a CMS para que se pudesse erguer um novo posto de combustíveis e, em simultâneo, a obra de renovação dos acessos ao IC19 (para além do novo espaço desportivo do RRM - Rio de Mouro, Rinchoa e Mercês) ficasse sob responsabilidade daquela empresa. O problema é que o tal posto de combustíveis já foi inaugurado com pompa e circunstância, contou até com a presença de responsáveis do Poder Local que se fizeram fotografar para a Imprensa e está em pleno funcionamento, tudo fruto de trabalhos intensos que decorreram de dia e de noite, durante a semana e mesmo ao fim de semana – enquanto os tais acessos novos ao IC19 continuam à espera de melhores dias e não se vê a mesma azáfama de obra que se registou para construir o posto de combustíveis. Pior – neste momento os acessos disponíveis estão completamente esburacados, devido à obra a decorrer e ao mau tempo de um Inverno rigososo e obrigam os condutores a gincanas diárias para tentarem, pelo menos, não sair dali com um furo ou um amortecedor partido…

Será que esta é mais uma daquelas obras para inaugurar estrategicamente na semana anterior às próximas eleições autárquicas?... Aguardemos pelas cenas dos próximos capítulos!...

Uma coisa é certa - o negócio do posto de combustíveis teve, efectivamente, prioridade sobre a conclusão dos acessos tão necessários para que o alargamento do IC19, em Rio de Mouro, não continue a ser um "estrangulamento" e um suplício para quem aqui vive ou se desloca.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Xutos & Pontapés no Olga Cadaval



Concerto acústico dos Xutos & Pontapés, ontem, no Olga Cadaval. Trinta anos de uma carreira única na música portuguesa, com uma comunhão total com o público e um grupo de "fans" extraordinário que acompanham o grupo para todo o lado - ontem, em Sintra, havia gente que tinha vindo do Algarve para assistir ao concerto dos Xutos, por exemplo.

Numa sala totalmente esgotada fizeram-se ouvir velhos êxitos dos Xutos, para além de alguns temas do próximo álbum de originais, prestes a ser editado.

O espectáculo repete hoje, a partir das 22 horas, novamente com sala cheia.

Parabéns, Xutos & Pontapés e que venham mais 30 anos de "rock & roll" cantado em Português!...

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

O "ovo da serpente"

A refinaria Total, no Reino Unido, aceitou a criação de uma centena de novas vagas para trabalhadores britânicos em troca do fim dos protestos contra a contratação de italianos e portugueses, que deverão manter os seus postos de trabalho.

Esta notícia choca e levanta um conjunto de interrogações: o fantasma da xenofobia no interior da Velha Europa está a passar por aqui e "engordou" com a crise actual, o que é motivo de preocupação.

Mas ceder a este tipo de "protestos", criando uma quota de empregos para trabalhadores locais, cria um grave precedente numa Comunidade Europeia onde a legislação em vigor proíbe qualquer tipo de discriminação entre cidadãos de países da mesma Comunidade...

Precisamos de líderes mundiais capazes de resistir à tentação do facilitismo, à pressão das dificuldades que todos sentimos e aos apelos populistas que se constituem como um "ovo da serpente" pronto a eclodir a qualquer instante. É nos momentos de crise que se distinguem os homens de Estado do estado a que chegaram certos homens...

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

O Príncipe


"Precisando um príncipe de saber usar bem o animal, deve tomar como exemplo a raposa e o leão; pois o leão não é capaz de se defender das armadilhas, assim como a raposa não se sabe defender dos lobos. Deve, portanto, ser raposa para conhecer as armadilhas e leão para espantar os lobos"


Maquiavel

Uma entrevista


Pedro Passos Coelho foi hoje entrevistado na SIC por Mário Crespo. Duas constatações breves:

- o homem, efectivamente, impressiona pela vacuidade, mete medo só de imaginar que alguém assim poderia alguma vez (ele pelo menos quer...) chegar a Primeiro-Ministro, tal o vazio de ideias com substância e o mero papaguear de vagos princípios e intenções;

- Mário Crespo não lhe relembrou aquela promessa de "privatizar a Caixa Geral de Depósitos", que ele sacou da manga durante a campanha interna para a liderança do PSD e que agora, em plena crise financeira e considerando o papel que a CGD tem assumido, assume foros de anedota. Mas Mário Crespo, como se tem visto, não gosta de aborrecer ou confrontar entrevistados que não sejam do PS...

O Cacém real


Sábado passado a candidata do Partido Socialista à Junta de Freguesia do Cacém, Leonor Vieira, em conjunto com outros elementos do PS - Sintra, efectuou uma visita à freguesia.

O retrato traçado (que pode ler mais detalhadamente aqui) mostra uma freguesia com um conjunto de "chagas" que urge resolver, de abandono de espaços emblemáticos, de carências diversas.

Esta é a "Sintra-Incómoda", que não tem o charme da "Sintra-Romântica" mas que é uma realidade, por mais que os actuais responsáveis pela gestão da CMS queiram fazer de conta que não existe.