segunda-feira, 29 de junho de 2009

Por Sintra! Por si!


O PS apresentou hoje, ao final da tarde, no Cacém, a sua candidatura à Câmara Municipal de Sintra, liderada pela Drª Ana Gomes. "Por Sintra. Por si" - é o slogan.

Esta candidatura tem vindo, gradualmente, a unir os socialistas de Sintra em torno de um propósito principal - ganhar a Presidência da CMS para que o Concelho retome um caminho de progresso, de desenvolvimento, de integração e de bem-estar para os seus habitantes. Face a uma maioria de Direita que paralisou Sintra, que "empobreceu Sintra" (perdendo capacidade de atrair novos investimentos e desvalorizando o património e auto-estima das populações quando vêem este território associado quase sempre a "violência", "assaltos", "falta de acessos", "ausência de equipamentos", etc, perante a passividade ou até concordância dos representantes dos partidos dessa maioria!...), o PS surge como uma natural alternativa para alterar este estado de coisas.

É por isso que a força desta candidatura tem sido construída gradualmente e vai ganhando raízes em função de dois importantes vectores: por um lado é uma candidatura que evidencia uma enorme maturidade política por parte dos militantes do PS Sintra, que souberam ultrapassar naturais divergências de anteriores processos eleitorais internos, distinguir o essencial do acessório e unir-se em torno de um projecto comum e de um objectivo comum; por outro lado é uma candidatura "urgente" para salvar Sintra, corporizada por alguém que enfrentará qualquer candidato que a Direita venha a apresentar com grande determinação e energia. Duas pessoas estão de parabéns neste âmbito e pelo caminho até agora percorrido: Rui Pereira, Presidente da Concelhia de Sintra do PS e a DrªAna Gomes, candidata à Presidência da CMS.

Por Sintra. Por si. Por cada habitante deste Concelho que anseia por melhores dias. Por cada mulher e cada homem que amam Sintra e desesperam com a sua apagada e vil tristeza. Por todos nós que aqui queremos continuar a traçar caminhos de futuro e legar um Concelho melhor aos nossos filhos.

Hoje uma nova caminhada começou!

domingo, 28 de junho de 2009

"Epidemia"



Manuela Ferreira Leite afirmou ontem, durante o encerramento da convenção regional autárquica do PSD/Algarve, que é bom que as eleições autárquicas e legislativas ocorram em datas próximas, permitindo que haja um "efeito de contágio".

Percebe-se, assim, de forma cristalina qual a "epidemia" de tons laranja que MFL pretendia que atacasse o País, caso as eleições autárquicas e legislativas se realizassem no mesmo dia, como defendeu, exclusivamente, o PSD.

A líder do PSD tem destas coisas - de vez em quando foge-lhe a boca para a verdade...

Esperemos que, até à data das eleições, o povo português esteja atento e se "vacine" contra o regresso a um passado de má memória.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Entretanto, em Rio de Mouro...


"Diário de Notícias", 20 de Junho p.p.:


- PGR abriu inquérito à Junta de Freguesia de Rio de Mouro - por MANUEL CARLOS FREIRE

A Procuradoria-Geral da República (PGR) instaurou um processo para investigar alegadas irregularidades cometidas pelo Executivo da Junta de Freguesia de Rio de Mouro, Sintra, de maioria PSD.

Na base do processo, sobre o qual a PGR se escusou a prestar informações ao DN devido ao segredo de justiça, está uma queixa apresentada em Novembro passado, junto do Ministério Público de Sintra, pela vogal Ana Bela Gonçalves (PSD), depois de meses de conflito com o presidente da Junta, Filipe Santos (também do PSD).

Filipe Santos declarou ontem ao DN desconhecer a existência de quaisquer queixas junto da PGR e negou que a PJ já tenha feito qualquer visita aos serviços da junta. Porém, assumiu a existência de "graves dificuldades" na gestão da Junta de Rio de Mouro provocadas por Ana Bela Gonçalves, que o levaram a retirar-lhe os pelouros por, entre outras razões, ter dado "informações falsas aos outros partidos" e "ter mentido a todos os eleitores", em particular sobre as suas habilitações académicas.

Contactada pelo DN, Ana Bela Gonçalves confirmou ter apresentado queixa mas escusou-se a falar do assunto por estar em segredo de justiça. Contudo, "e porque foi público" em reuniões da Assembleia Municipal, aquela vogal confirmou a existência de problemas no uso de viaturas da Junta por membros do Executivo, em idas ao Algarve, ou na falta de pagamentos pela utilização do forno crematório, bem como insultos e ameaças de agressão física que lhe terão dirigido os adversários.

A recente demissão dos dois vereadores do PS, João Nunes e João Alves, que o presidente Filipe Santos disse estar relacionada com "as mentiras" da vogal, não foi confirmada ao DN pelos próprios. Tanto um como outro garantiram que a sua saída se deveu a "motivos pessoais" relacionados com as exigências das respectivas vidas profissionais fora da junta.
Ambos admitiram, no entanto, a existência de "guerrilhas" políticas e até pessoais naquela Junta de Freguesia entre os sociais-democratas Filipe Santos e Ana Bela Gonçalves, que "causaram algum mal-estar" nos serviços da junta.

Segundo fontes sociais-democratas, o caso chegou mesmo ao conhecimento do presidente da Distrital de Lisboa do PSD, Carlos Carreiras, que terá optado por sugerir a resolução das divergências ao nível concelhio.

A Inspecção-Geral da Administração Local, apurou o DN, recebeu também uma queixa formal relacionada com as alegadas irregularidades cometidas por Filipe Santos e outros dirigentes, como "o secretário e o tesoureiro". "

Eu já tinha "alertado" aqui para as "cenas dos episódios seguintes"...

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Critérios II



"Jornal de Sintra". Edição de hoje, 19 de Junho de 2009. Grande destaque na 1ª página sobre as novas Vilas do Concelho - Casal de Cambra e Montelavar. Nas páginas 2, 3, 8, 9, 10 e 11 divulgação da fundamentação das Propostas de Lei que criaram as novas Vilas.

Procuro a indicação de quem foram os autores destas Propostas de Lei. Em caracteres minúsculos, no final das longas transcrições da fundamentação de cada caso, lá vislumbro: no caso de Casal de Cambra, a Proposta foi apresentada por Ana Couto e Rui Vieira, com o apoio do Presidente da Junta de Casal de Cambra; relativamente a Montelavar, a proposta foi apresentada pela mesma Ana Couto, com o apoio da Srª Presidente da Junta de Freguesia de Montelavar.

Interrogar-se-ão os leitores do "Jornal de Sintra" (ainda que poucos, sempre serão alguns...): "Quem é esta Ana Couto?... Quem é este Rui Vieira?..."

Mistério!... O "Jornal de Sintra" não faz a mínima menção em qualquer das muitas páginas que dedica a este assunto. Não tendo sido por falta de espaço, admito que possa ter sido esquecimento...

Mas eu esclareço: são deputados do Partido Socialista na Assembleia da República.

Pois é... Só pode ter sido esquecimento...

terça-feira, 16 de junho de 2009

Critérios...



O "Jornal da Região" - Sintra (16 - 22 Junho) destaca na sua primeira página e nas duas páginas centrais, uma grande entrevista (pelo menos em tamanho e na profusão de fotos do entrevistado, nada menos do que cinco em poses diversas!...) com o candidato do Bloco de Esquerda à C.M Sintra, nas próximas eleições autárquicas.

Quero aqui saudar vivamente esta peça jornalística porque, efectivamente, revela perspicácia e sentido de oportunidade sem igual. Com efeito, tendo sido o PS a primeira força política em Sintra a anunciar, há alguns meses atrás, a candidatura de Ana Gomes à Presidência da CMS e tendo continuado a ser o partido mais votado no Concelho, nas recentes eleições para o Parlamento Europeu - nada mais oportuno do que correr a entrevistar o candidato... do Bloco de Esquerda, que nunca elegeu nem sequer um vereador na CMS!...

Melhor, mesmo, em termos de oportunidade, só entrevistar o candidato do PSD/PP ainda antes de se saber quem é!... Seria um "estouro"!... Aqui deixo a sugestão ao "Jornal da Região" - Sintra para um dos próximos números.



sábado, 13 de junho de 2009

Mais um aviso


"A Oposição em Portugal não tem no ADN a responsabilidade. Bloco e PCP são tão democráticos como o PS, o PSD ou o CDS, mas não estão disponíveis para governar no interesse comum".


Paulo Baldaia, director da TSF, "Jornal de Notícias", 13-06-2009


quinta-feira, 11 de junho de 2009

Passagem de nível sem guarda...


Notícia do jornal Publico, de 15 de Outubro de 2003:


"Orçamento de Estado

Estudos da alta velocidade avançam em 2004
Por Inês Sequeira

A continuação dos estudos da rede de alta velocidade ferroviária, envolvendo as ligações Porto/Vigo e Porto/Lisboa, e ainda a ligação transversal a Madrid, está prevista no Orçamento de Estado (OE) entregue ontem na Assembleia da República.

Durante o próximo ano, prevê-se a conclusão dos estudos de viabilidade técnica, económica e ambiental de todos os traçados e do estudo de impacte sócio-económico na indústria e no sistema logístico nacionais. O Executivo prevê ainda que sejam lançados os estudos prévios de avaliação do impacte ambiental do projecto, cujo traçado final deverá ficar definido antes da próxima cimeira ibérica, marcada para o próximo mês na Figueira da Foz. O primeiro-ministro garantiu na sexta-feira passada que tinha dado indicações à ministra das Finanças para "dar grau de prioridade em termos de orçamento" ao projecto (...)"

Na altura o Primeiro-Ministro era Durão Barroso. E a Ministra das Finanças chamava-se Manuela Ferreira Leite.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Cegueira ideológica


Numa das últimas edições do jornal "Avante", pode ler-se o seguinte, a propósito de um suposto objectivo de "alimentar" o preconceito "anti-comunista":

"Entre outras situações, foi particularmente evidente e escandaloso o papel a que se prestou a RTP na operação montada pelo PS a partir dos incidentes nas comemorações do 1º de Maio em Lisboa, ou a recuperação de acontecimentos com 20 anos, nas vésperas das eleições, como os ocorridos em 1989 na República Popular da China."

Repare-se como o MASSACRE de Tiananmen é reduzido a um "acontecimento". Calculo que, segundo a mesma ordem de ideias, devíamos deixar de evocar o Gulag, o Muro de Berlim, o KGB ou a Stasi, a invasão da Checoslováquia ou do Afeganistão por tropas soviéticas, o pacto entre Estaline e Hitler, a repressão do governo comunista polaco sobre o sindicato livre "Solidariedade", etc, etc, etc. Tudo para não "alimentar o preconceito anti-comunista", claro...

O problema é que, relembrar a repressão dos regimes comunistas (ou fascistas, ou nazis), do passado ou do presente, não é nenhuma manifestação de "preconceito" - é mesmo a obrigação de quem preza a Liberdade, a Democracia e o modelo de sociedade aberto, tolerante e inovador em que vivemos e devemos legar aos nossos filhos.

Felizmente que podemos fazê-lo - precisamente por não vivermos num daqueles regimes.

Tarde demais

A Selecção Nacional de futebol, "liderada" (?) por Carlos Queiroz continua com exibições pavorosas e resultados a condizer. Hoje foi mais um empate, num jogo de treino - com a Estónia, essa "potência" futebolística mundial!...

Os críticos acérrimos de Scolari (onde se incluíam alguns "comentaristas" desportivos que quase roçavam a xenofobia perante o mínimo erro do brasileiro...) parece que também hibernaram.

Por vezes só lamentamos tudo de bom que perdemos quando já é demasiado tarde e as escolhas erradas já não podem ser emendadas...

segunda-feira, 8 de junho de 2009

domingo, 7 de junho de 2009

Eleições Europeias 2009


O PSD foi o vencedor das eleições para o Parlamento Europeu. O PS não atingiu os resultados esperados e, obviamente, acabou "penalizado" pelo desgaste de ser Governo.

Sinais preocupantes para uma futura governação do País: a dispersão de votos por partidos que jamais constituirão uma solução governativa, como a CDU e o Bloco de Esquerda. Todo o "protesto" é legítimo - mas a governação de um País não se compadece com o mero voto de "protesto". Os votos na CDU e, sobretudo, no Bloco, não contribuirão para qualquer solução governativa - todos sabemos que estes partidos jamais aceitariam responsabilidades num Governo liderado pelo PS.

É por isso que a persistência num voto de "protesto", na CDU ou no Bloco, em futuras eleições legislativas, apenas contribuirá para uma coisa - o regresso da Direita ao Poder.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Memória de um massacre


Tiananmen. China. 5 de Junho de 1989. Um homem enfrenta os tanques do totalitarismo comunista. Sózinho. Um daqueles raros momentos em que a alma de alguém brilha na mais profunda escuridão e nos deixa sem palavras...

Os cartazes do PSD vistos de Espanha...


O diário catalão, "La Vanguardia", foi durante algum tempo um dos meus jornais de leitura obrigatória. Estranhamente deixou de ter distribuição no nosso País e fui "obrigado" a acompanhá-lo apenas através da Internet - mas, para mim, o prazer de ler um jornal em papel não tem comparação com a leitura por via electrónica...

Recentemente o seu correspondente em Nova Deli, Jordi Joan Baños, escreveu um curioso artigo de opinião sobre a actualidade portuguesa, do qual destaco este excerto:

"Mención especial merecen los carteles de Ferreira Leite que jalonan las carreteras portuguesas. "Não desista. Todos somos precisos", reza. Pero la desolada foto en blanco y negro de la candidata, sin maquillar, podría hacer pensar a los turistas que visitan el Algarve que se trata del mensaje de una asociación de apoyo a la tercera edad o de prevención del suicidio."

Delicioso!...

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Grupo de Teatro Reticências encena "Refuga"


O grupo de Teatro Reticências, da Escola Secundária Leal da Câmara, em Rio de Mouro, levou uma vez mais à cena um texto seleccionado no âmbito do Projecto Panos, da Culturgest.

Tratou-se de "Refuga" de Abi Morgan, uma peça sobre a urgente e actual questão dos refugiados, das suas formas de integração, dos conflitos entre visões diferentes do Mundo.

A peça foi estreada no passado dia 24 de Maio, no Auditório do Centro Paroquial de Rio de Mouro. Ontem foi igualmente apresentada no Centro Cultural Vale Flor, em Guimarães.

O trabalho destes jovens da Escola Secundária Leal da Câmara, sob coordenação das professoras Fátima Monteiro e Manuela Martins e com o excepcional trabalho de encenação de Rui Mário (Tapafuros), continua a ser merecedor de todos os elogios e a constituir um exemplo do magnífico projecto educativo que esta escola desenvolve e que em muito deve orgulhar os habitantes da freguesia de Rio de Mouro.