sexta-feira, 22 de maio de 2009

Construir a Europa


Ao contrário do que muitos pensam, as eleições europeias não são algo a que não se deva dar muita importância. Antes pelo contrário.

Cada vez mais a construção do nosso futuro passa pelas decisões tomadas a nível supracional, nomeadamente no que diz respeito àquelas que provêm da União Europeia. A Europa não é uma mera construção geopolítica - é um espaço de democracia, liberdade, desenvolvimento, entreajuda, progresso. A desejável entrada da Turquia marcará uma nova dimensão - a Europa constituir-se-á igualmente como um exemplo de tolerância religiosa plena, sem abdicar dos seus princípios básicos de modernidade e evolução.

Por tudo isso é importante que saibamos quem nos representa no Parlamento Europeu. Não é irrelevante eleger membros de partidos que partilhem dos sentimentos e princípios da construção europeia ou outros que usam as eleições europeias como "arma de arremesso" para a habitual politiquice interna e, bem lá no fundo, até desejariam a falência deste magnífico projecto de paz e desenvolvimento... Poderá aquele que quer "destruir", ajudar a ... "construir"?...

A nossa alma é Portugal. O nosso presente é a Europa. E o nosso futuro (e dos nossos filhos) dependerá das escolhas que agora soubermos fazer para continuar a honrar e desenvolver este magnífico projecto de Nações que é a União Europeia.



Sem comentários: