sexta-feira, 28 de agosto de 2009

...e a montanha pariu um rato!...



"O programa do PSD não é um programa. É, pelas regras habituais da coisa, um antiprograma: descontando as piedades do costume sobre o 'emprego' e o 'crescimento económico' (que não dependem do Estado), a drª Manuela deseja apenas o básico".

João Pereira Coutinho - in "Correio da Manhã" - 28-08-2009



terça-feira, 25 de agosto de 2009

É hora!...


Rui Veloso, apoiante da coligação de Direita em Sintra, declarou ao "Diário de Notícias" que apoia novamente o Dr.Seara porque é o "Presidente que não deixa fazer". Eu acrescentaria: que não faz... nem deixa fazer!...

Adiante. Cada qual apoia quem bem entende, obviamente - e certamente que a visão que Rui Veloso tem do Concelho de Sintra será certamente muito diversa da de um simples munícipe que viva numa urbanização sem espaços verdes nem espaço para os filhos praticarem desporto, que não tenha escola básica próxima, que veja o lixo acumulado nas ruas, os prédios degradarem-se, que veja este Concelho, nestes últimos 8 anos, a perder terreno para os Concelhos vizinhos em termos de atracção de investimentos, etc.

A Sintra de Rui Veloso e de Joaquim de Almeida (actor que há uns meses atrás publicou um livro infantil com o patrocínio da CMS e que, segundo creio, até já terá obtido nacionalidade norte-americana porque, segundo declarações públicas feitas, quer "votar e fazer parte activa do país onde paga os impostos"), ambos apoiantes recorrentes, em períodos eleitorais, do Dr.Seara, não é, definitivamente, a mesma Sintra do munícipe comum do nosso Concelho, daquele que vive na Serra das Minas, em Rio de Mouro, em Monte Abraão, em Queluz, no Cacém, em S.Marcos, em Mem Martins, etc, e que sente na pele, em cada dia, a degradação da sua qualidade de vida, a desvalorização do seu património, as dificuldades nos transportes, a ausência de espaços de lazer, de parques urbanos, de piscinas, de ciclovias, de centros de Saúde, enfim, de tudo aquilo que foi anunciado e prometido mas que jamais passou do domínio das piedosas intenções.

O Dr.Seara gosta de exibir estes apoios do mundo do espectáculo e do futebol como trunfos eleitorais - aos outros, à imensa maioria de munícipes que não são famosos nem mediáticos mas que vivem verdadeiramente em Sintra, que desesperam por ver este Concelho sair da estagnação em que caiu nos últimos 8 anos, Portugueses que aqui labutam diariamente, que aqui criam os seus filhos, que aqui têm o seu ganha-pão, etc, resta-lhes optar por quem, efectivamente, os coloque em 1º lugar e os considere mais importantes que qualquer actor norte-americano, cantor ou jogador de futebol.

É hora!...

Vale tudo?...


Lançar a simples suspeição que um órgão de soberania "espia" outro, é algo de profundamente grave. Se essa suspeição é lançada para a Comunicação Social por uns senhores (ou senhoras) que são assessores do Sr.Presidente da República, sob anonimato, e visam um Governo democraticamente eleito, então o grau de gravidade eleva-se.

Mas há algo ainda pior - que a suspeição seja lançada gratuitamente, que ninguém seja responsabilizado pela mesma e que o Sr.Presidente da República fique mudo e quedo perante tudo isto, deixando a "suspeita" minar o ambiente político em período pré-eleitoral.

Resta a clássica questão dos romances policiais - a quem aproveita o "crime"?...

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Lição



"Se os meus inimigos pararem de dizer mentiras a meu respeito, eu paro de dizer verdades a respeito deles."



Adlai Stevenson

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Silly Season IV


Segundo notícia publicada no Diário de Notícias de ontem, o (ainda) Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Fernando Seara, convidou o futebolista do Sporting, Marco Caneira, para candidato da coligação de Direita à Junta de Freguesia de Almargem do Bispo.

Cito parte desta deliciosa notícia (com a devida vénia para o jornalista Luís Galrão, seu autor):

"No caso de Almargem, o actual presidente da Câmara salienta que "o Marco é um cidadão como outros, natural da freguesia" e que "vai ser um grande presidente porque tem experiência de vida e da terra". O autarca admite que o jovem não tem experiência autárquica, mas considera que é irrelevante. "Há oito anos quando cheguei a Sintra a maior parte dos candidatos não tinha experiência. Além disso, ser autarca é compatível com outras actividades e há muitos presidentes que não se dedicam em exclusividade. Aliás, isso até é uma mais-valia que não haja demasiada profissionalização da política", defende Seara."

Acho que a notícia vale por si e quaisquer comentários são praticamente irrelevantes. Eu acrescentaria apenas que há até muitos Presidentes (de Junta e mesmo de Câmara) a tempo inteiro e que nem por isso logram fazer obra digna desse nome.

Mas aquilo que aqui deixo constitui, apenas, uma preocupação. Preocupação essa que não tem a ver com as capacidades autárquicas do jogador Caneira. Nem sequer com a enorme confusão que parece verificar-se, por estes dias, nesta coligação de Direita "comandada" pelo candidato Fernando Seara, a fazer fé nas notícias que vão surgindo na Imprensa.

A minha preocupação é mesmo outra - é que estas trapalhadas acabem por "desestabilizar" este jogador do meu clube, o Sporting, na véspera de importante encontro com a Fiorentina a contar para o play-off da Liga dos Campeões.

Porque tudo o resto (perdoem-me a franqueza) ainda deve fazer parte da "silly season"...

Ah, e já agora - alguém me sabe dizer se o Mantorras, agora que até tem mais tempo livre, estará também na "calha" para candidato a vereador?...

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Memória


O Verão é também tempo de reflexão, de descanso, de espaço para deixar crescer outros interesses que o dia a dia vai aniquilando.

Não sei se no fim do Verão terei o pequeno livro que quero escrever. Sei, apenas, neste momento, que o "exorcismo" vai começar assim:


I


Lá ao fundo, a casa. O seu jardim onde velhos senis
passeiam, flores sem pétalas, um aroma de desinfectante no ar.
Ela não existe e ali está. Os miúdos jogam à bola na rua
e gritam muito, pelo portão os velhos espreitam
o universo paralelo que os escarrou.

Três vezes passo em frente dela
e três vezes me recuso a tocar a pequena campainha
onde os vermes começam a despontar.

Pelas janelas vislumbro sombras de espíritos
enrolados em cobertores, bocas desgrenhadas,
olhos translúcidos,
mãos como estiletes de osso apertando pacotes
de bolachas.

Toco na campainha e a ponta do meu dedo
acorda o Mundo, um silvo de bicho, abre-se a porta
e alguém pergunta “Sim?...”,
os velhos senis do jardim aproximam-se, suas faces
engelhadas de papiro, seus esgares que perderam
latitude e longitude,

desvio o olhar da porta

volto-me para trás

dentro do carro um vulto cinzento, um outro velho
imerso num mar de silêncios e vazios, corpo minguado de medos,
de doença, de respirações ansiosas na noite,
a alma regressa a espaços, tem dias,
tosse, sangue, afectos, lágrimas,

olho e não vejo

olho e não quero ver

pupilas brancas de medo

a porta aberta espera, os velhos regressaram ao deserto
de horas infindas

“Sim?...”

Estendo os braços para dentro do carro parado
e puxo aquele saco de ossos, olhos semicerrados, boca seca,
tento que movimentos esquecidos
ganhem forma, ganhem força, cravem em mim dedos
de menino envelhecido, de velho de fraldas,
arrastem os pés em metros que parecem quilómetros,

“vamos, pai?...”


quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Mudar de página


Paulo Portas afirmou hoje à Comunicação Social que só aqueles "que têm medo" é que se furtam a debates em período eleitoral. Eu acrescentaria que esse "medo" advirá ou de um mau trabalho realizado ou de ausência de propostas mobilizadoras.

Em Sintra o (óbvio) candidato do PSD/PP à presidência da Câmara Municipal já recusou um debate com a candidata do PS, Ana Gomes, na TVI. Simultaneamente a Direita vai retardando o anúncio dessa candidatura (problemas também na constituição de listas locais?...) e evitando o confronto democrático e o julgamento da sua (in)actividade na CMS.

Neste Agosto atípico há uma brisa de mudança que já ameaça ser ventania em Outubro...

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Discurso directo



Excerto de uma interessante entrevista de Luís Figo que saiu no "Diario Económico" de hoje:

- Faz uma avaliação positiva deste governo?

Luís Figo - Ainda há muita coisa a fazer, mas, visto de fora, faço uma avaliação muita positiva do trabalho deste Governo nos últimos quatro anos. No momento em que estamos com as eleições à porta, é preciso garantir a estabilidade e continuidade das decisões que foram tomadas, para que a entrada de um novo governo não signifique que se começa tudo outra vez do início. Não é positivo para o país estar sempre a mudar de rumo e de opções e é sempre necessário algum tempo para as coisas produzirem efeitos.

- No seu entender, era desejável que o actual governo ganhasse as eleições legislativas?

L.F. - A implementação de algumas opções políticas não se faz em quatro anos. As pessoas também têm a consciência que algumas das opções foram erradas, porque ninguém é perfeito, mas, havendo mais quatro anos de governação, esses eventuais erros podem ser corrigidos. Aliás, sou defensor de governos com dois mandatos para podermos avaliar a governação.

- Fica claro em quem vai votar no dia 27 de Setembro...

L.F. - Sempre votei em pessoas e não em partidos políticos. Eu vejo a energia de José Sócrates, a capacidade empreendedora, e espero que continue a ter essa capacidade de mobilizar o país. Bem precisamos!

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Para memória futura IV



Nos últimos 4 anos tive a honra de ser deputado municipal, eleito nas listas do Partido Socialista, na Assembleia Municipal de Sintra. Durante parte desse período, foi com prazer que partilhei a liderança da bancada do PS com os meus camaradas Paulo Marques e Piedade Mendes.

Deixo aqui, para consulta dos interessados, uma selecção das diversas intervenções que efectuei na AM, entre 2005 e a presente data - acima de tudo na defesa de Rio de Mouro (onde resido há 42 anos) e do Concelho de Sintra na sua globalidade.

Para memória futura.

domingo, 2 de agosto de 2009

"Amigos"


"A traição e a ingratidão são espadas afiadas. Quando se cravam com força parece que não vale a pena continuar a lutar. Mas o Universo regista, enquanto o combatente deve seguir o seu caminho.

Por isso não esqueças: se sempre ajudaste quem agora te traiu - segue em frente. Se já ergueste a tua voz publicamente para defender quem agora te ignora - segue em frente. Se nunca disseste "não" aos pedidos de quem consideravas "amigos" e agora eles fingem não te conhecer - segue em frente. Não julgues - mas não esqueças."


in "O Príncipe das Queijadas" - autor anónimo - Século XIX

sábado, 1 de agosto de 2009

Ciclovias, piscinas e...SATU!...


Mesmo em final de mandato, a maioria de Direita que tem (des)governado a CMS durante estes 8 anos, ainda consegue surpreender...pela negativa!...

Agora vieram anunciar a celebração de um protocolo com a Câmara Municipal de Oeiras para o "estudo, implementação e exploração" de um Sistema Automático de Transporte Urbano, vulgo SATU, para ligação entre os 2 Concelhos.

O SATU é considerado o "elefante branco" de Isaltino Morais e da CMO. Depois de ter efectuado uma visita a Sidney (Austrália), Isaltino Morais (ex-autarca modelo do PSD) decidiu implementar tal transporte em Oeiras. Resultado: um pequeno comboio suspenso num viaduto de betão com a extensão de 1 km, que circula praticamente vazio, com inúmeras queixas de moradores devido ao ruído e que nem sequer conseguiu passar da 1ª fase de implementação. Pior: acumula prejuízos atrás de prejuízos. O relatório e contas de 2008 apurou um resultado negativo de 3,6 milhões de euros, sendo que este valor tem em consideração um aumento de seis por cento dos passageiros e de dez por cento das receitas. O vereador da CM Oeiras, Amílcar Campos, da CDU, afirmou ao jornal "Publico" que os resultados negativos do sistema já atingem os 14,048 milhões de euros, desde 2004.

É neste cenário que surge agora o pomposo anúncio da celebração de protocolo entre as duas autarquias para os habituais "estudos" e eventual extensão do SATU ao Cacém. Quererá a Câmara Municipal de Sintra colocar os seus munícipes também a contribuir para pagar este enorme "buraco" financeiro?...

Já estamos habituados à "política de anúncios" de obra que nunca se concretiza em Sintra - foi assim com as ciclovias, com as piscinas em cada freguesia, com a Cidade do Cinema, com a alternativa de estacionamento na Volta do Duche, etc, etc, etc.

Mas num município onde o actual poder PSD/PP na CMS nem sequer o eléctrico para a Praia das Maçãs consegue manter em funcionamento, não deixa de ser espantoso assistir a mais este anúncio, ainda que inserido na (óbvia) pré-campanha eleitoral para as próximas Autárquicas.