quinta-feira, 2 de abril de 2009

Dois cérebros


Judite de Sousa entrevistou hoje, na RTP-1, o neurocientista António Damásio. Uma excelente entrevista, aliás.

Especialmente interessante a reflexão de António Damásio sobre os diferentes "tempos" dos nossos "cérebros" - o cognitivo e o emocional. Mais rápido o primeiro. Mais "lento" e reflexivo o segundo. Num Mundo agitado e sob "stress permanente" não admira que muitos dos nossos jovens não encontrem "tempo" para "amadurecer" valores e sentimentos. Por vezes, estes até parecem um "empecilho"...

E lá "regressamos", por "portas travessas" ao tema Escola e Família e à (enorme) necessidade que temos, colectivamente, de parar para redefinir o modelo de Educação e, implicitamente, o modelo de Sociedade e de Cidadania que desejamos ter.

Como diria o Sérgio Godinho - "isto anda tudo ligado"...

1 comentário:

Anónimo disse...

Excelente entrevista não se pode dizer, pois presa às perguntas que lhe tinham impingido, a simpática Judite não conseguiu apanhar as muitas deixas significativas do diálogo, algumas bem importantes, tal como a dos objectivos do cérebro, que são para Damasio sobrevivencia, bem estar, e um 3º nivel que se está a desenvolver, mais refinado, mas que Judite cortou. Por fim, a propósito dos limites do conhecimento, lembrou como a imaterial e inalcançável consciência, se tornou nos nossos dias muito mais compreensível graças às neuroci~encias. caberia à Judite ter entrado por esse campo taõ importante e complexo como o cérebro, aliás bem resumido como uma colecção de capacidades desenvolvidas na evolução milenária.
Parabéns por já comentar, quase a quente, um diálogo que deveria ser mais aprofundado para e pelos portugueses.