domingo, 1 de março de 2009

Para memória futura III




Excerto da Acta da Assembleia Municipal de Sintra – 27 de Novembro de 2008

"O Deputado António Luís Oliveira dos Santos Lopes, do PS, referiu: Vou ser rápido, porque parece que o tempo do Partido Socialista está a acabar, segundo disse ali o Senhor Deputado da CDU! Não sei se iremos ser encostados à parede aqui dentro ou lá fora mas, antes que o nosso tempo acabe, eu vou acelerar para poder dizer qualquer coisa! Relativamente à CDU, sou sincero, depois da intervenção do Senhor Deputado Miguel Carretas, a tentação era grande de lhe dar alguns esclarecimentos. Mas não vale a pena! E não vale a pena por duas coisas: É que não é o nosso tempo que está a acabar, mas é o tempo da CDU que já acabou há muito tempo, como se vê pelos resultados eleitorais sucessivos e, portanto, o nosso adversário político não é a CDU, mas o nosso adversário aqui nesta Assembleia e aqui em Sintra é a maioria de Direita que governa a Câmara. A CDU prefere apontar as suas baterias para o Partido Socialista, mas já estamos habituados pois há trinta e tal anos que assim sucede.

Relativamente à intervenção do Senhor Presidente, confesso que por vezes fico um pouco confuso! Que o Senhor seja um orador brilhante por vezes, sobretudo quando usa aquela expressão – que hoje não usou – do Ballet Bolshoi! Não sei se vai usar mais daqui a pouco, não? Mas fico confuso porque, quando a obra surge, como é o caso do IC19, do IC30, do IC16, quando há obra que é visível, aí o Senhor reivindica os louros de ter andado a pressionar o Governo, os Ministros e aquilo apareceu porque o Senhor insistiu; mas quando as coisas não aparecem feitas, a culpa é de toda a gente menos do Senhor! É da Piedade Mendes; é dos Deputados Municipais do PS, na primeira linha, penso eu; a seguir já vai para os Vereadores do PS, os que já não têm pelouros; e já acaba no Engº Sócrates, que folgo que ande a lê-lo com atenção! É bom sinal!

De qualquer maneira, gostaria de lhe deixar uma sugestão, que penso que poderá ajudar a Câmara: Uma vez que o Senhor Presidente referiu tão insistentemente a falta de recursos, eu penso que há um recurso que, em último grau, o Senhor pode utilizar, nomeadamente, para questões de âmbito social, que foram aqui tão referidas, que são aqueles 30 milhões de euros que iria empatar no enterramento dos cabos de alta tensão! Nunca mais se falou nisso, mas foi uma promessa que o Senhor fez e assumiu que era a Câmara Municipal que iria assumir esse custo. Bem, em caso de crise e já que ouvi aqui intervenções de Deputados da maioria tão preocupados com a crise social, têm pelo menos esses 30 milhões de euros que podem desviar para isso! "

Sem comentários: