segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Uma oportunidade para mudar!...

A acção política que se esgota em múltiplas reuniões, lanches, jantares e repetição de lugares comuns debitados sempre pelos mesmos do costume, sempre a "falar para dentro", nada muda de concreto na vida das pessoas.


Política sem acção é como cerveja sem espuma...


Vivemos tempos difíceis, onde a "re-invenção" não é só possível, mas desejada. Quando vejo, por exemplo, juventudes partidárias que se limitam a "repetir" os tiques de alguns dirigentes, a passar o tempo a arregimentar votos para esta ou aquela eleição interna, ensimesmados em tricas, incapazes de um mínimo de "rebeldia", de inovação, de um simples "grito" contra a corrente, sinto que realmente algo vai muito mal nestes sinistros tempos que vivemos.


Os partidos, tal como estão, "esgotaram-se" - e, tal como as empresas cujo "produto" caiu em desuso, caminharão para a "falência", o que será trágico para a Democracia enquanto sistema que, como dizia Churchill, pode ter imensos defeitos mas ainda está por inventar outro melhor...


É preciso ousar. É preciso perder a "reverência". É preciso perder o medo de inovar para não desagradar a este ou aquele ou perder o "lugar" numa qualquer lista onde a mediocridade impera. É preciso que os militantes de um partido se sintam ÚTEIS à sociedade onde se integram.


Querem exemplos?


Abram as secções para que jovens com menos posses possam aceder à internet, estudar em grupo e até talvez ter apoio gratuito nos estudos de tantos professores que temos nas nossas fileiras. Canalize-se o pagamento das senhas de presença que é feito aos eleitos para Assembleias municipais e de Freguesia para doar regularmente esse valor a IPSS´s de cada Freguesia ou Concelho. Transforme-se algum do tempo gasto em reuniões partidárias onde nada de importante se discute ou é decidido, em tempo útil de voluntariado, assumido enquanto "obrigação" para se integrar listas partidárias, numa época em que tanta gente necessita de apoio e de ajuda.


Não há nada melhor que o exemplo para se ganhar a confiança dos eleitores - e depois de tantos maus exemplos está na hora de fazer diferente, de ir contra a corrente e de "refundar" os valores pelos quais os verdadeiros socialistas sempre se bateram.


Não apenas com palavras - mas com actos!...

sábado, 24 de setembro de 2011

Quem não tem cão...

Anuncia-se para Sintra, nos próximos dias, um espectáculo de "luzes e projecções" em fachadas de edifícios na zona do Centro Histórico.


Boa ideia!


Com luzes e projecções de noite e telões de dia, talvez assim se disfarce a degradação dos edifícios daquela zona, que aguardam há anos obras verdadeiras!...


E que tal projectarem também uma ciclovia ou uma Casa das Selecções, era giríssimo!...


Pobre Sintra, a quem já só parecem restar os "jogos" de luz e sombra para tentar disfarçar a ausência de obra, as "rugas" acentuadas e a "placidez dos cemitérios" a que a maioria PSD/PP entregaram este nosso Concelho!...

sábado, 17 de setembro de 2011

Sem vergonha!...


Apesar do escândalo, há um "silêncio" quase cúmplice da maior parte dos comentadores do costume sobre o "buraco" nas finanças da Madeira.


Zero debates em cima da hora, zero edições especiais nas TV´s, zero Crespos, Medinas, Miras e Compª Ldª.


O PM esquiva-se.


O Ministro das Finanças eclipsa-se.


Alberto João Jardim lá continua em campanha, quando aquilo que deveria acontecer (se tivesse um mínimo de vergonha!) seria demitir-se e "desaparecer" de vez da cena política.


Imaginem se fosse nos Açores... Pois... Mas nos Açores houve um grande dirigente do PS, chamado Carlos César, que se recusou a cortar salários de trabalhadores e que, apesar disso e de tanta crítica que recebeu, não tem "buracos" destes... Optou, realmente, pelas PESSOAS e não pela obra de fachada.


É bom também lembrar isso face ao descalabro da Madeira e ao folclore indecoroso com que Jardim e o PSD pretendem passar ao lado das responsabilidades!...