terça-feira, 28 de julho de 2009

Ana Gomes em Rio de Mouro


A Drª Ana Gomes, candidata do PS à presidência da Câmara Municipal de Sintra, tem vindo a desenvolver um conjunto de audições públicas nas diversas Freguesias do Concelho, auscultando as populações relativamente aos seus anseios, problemas e necessidades.

Estará em Rio de Mouro no próximo dia 31 de Julho (21.30 h) no auditório da Escola Secundária Leal da Câmara e será uma boa oportunidade para os riomourenses dialogarem com a candidata do PS e debaterem propostas para o futuro da sua freguesia e, em geral, do Concelho de Sintra.

Aqui fica o convite para a participação de todos os interessados.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Gripe insular


A malvada da gripe impediu a líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, de aceitar o convite do Dr.Alberto João Jardim e rumar à Madeira para estar presente na grande festa "laranja" daquelas bandas.

De uma assentada, MFL ficou livre de perguntas incómodas da Comunicação Social, em directo, sobre os recentes dislates do Dr.Jardim a propósito da revisão da Constituição e de ser obrigada a assistir (sem tugir, nem mugir) a um evento onde o chefe local do PSD costuma exibir (ainda mais...) toda a sua habitual arrogância e demonstrar que, efectivamente, a liderança do PSD nacional "come e cala" perante tudo o que ele diga ou faça.

É caso para dizer que há gripes providenciais...

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Pobre Sintra...




Leia aqui mais um triste episódio da "Sintra-Empata" - e mais uma (triste) evidência da gestão (?) PSD/PP, na CMS, nestes últimos 8 anos.

Independentes e "berloques"


A grande maioria dos Portugueses são aquilo a que chamo "independentes" em termos políticos. Isto é - por opção, não são militantes de qualquer partido e votam, em cada eleição, de acordo com a sua consciência (sendo esta já um resultado, em cada momento, de vivências, experiências, desejos, frustrações, etc, umas mais distintamente perceptíveis e outras mergulhando profundamente em complexos processos mentais que nos conduzem a determinada escolha).

Para mim, estes são os verdadeiros "independentes", em termos políticos.

Depois...há os outros.

Aqueles que hoje surgem a apoiar publicamente determinada formação política, por exemplo, por vezes chegam até a assumir alguns cargos de responsabilidade partidária e depois, passados escassos meses ou anos, aparecem de repente a fazer as mesmas declarações de apoio público a outros partidos, sendo que as mesmas andam quase sempre associadas ao facto desses partidos lhes terem reservado um qualquer lugar (elegível) nas listas para determinada eleição.

Normalmente estes "independentes" são figuras públicas, alguns por terem surgido na Comunicação Social a dar a cara por determinada causa, ou por serem actores, ou actrizes, ou cantores, ou escritores, empresários, etc. "Oferecem" normalmente o seu protagonismo junto da opinião pública em troca de um lugar garantido em eleição que valha a pena (nunca os verão nas listas de candidatos a uma Junta de Freguesia, por exemplo...).

Para além disso, têm a enorme vantagem de, não sendo militantes, não terem que fazer aquelas tarefas chatas reservadas aos militantes, desde gerir as secções, animar as mesmas, organizar reuniões, convocar militantes, participar em comícios (alguns destes "independentes" até passam por lá mas quando tal acontece normalmente estão no palco e nem se mexem ou gritam muito porque...são "independentes"...), entregar propaganda na rua, participar, enfim, na vida partidária e na sua gestão "corrente".

Eles estão no "andor" da procissão - os militantes que o carreguem.

Eles não se comprometem com nada, porque amanhã estarão a apoiar quem bem entenderem, ainda que nos antípodas - os militantes que se resignem.

Eles têm o "valor de troca" da sua visibilidade pública para oferecer no "mercado" da elaboração de listas e distribuição de lugares - os militantes são anónimos.

É por isso que proponho uma distinção a fazer. Que apenas se chamem "independentes" aos Portugueses que referi no início deste texto. Porque o são, verdadeiramente. A estes outros, que se passe a chamar-lhes "berloques". De Esquerda ou de Direita, pouco importa. "berloques" apenas. Um "berloque" é algo que se faz transportar, que se pendura num fio ou num pulseira, que é brilhante e vistoso, por vezes, mas que precisa de alguém que o leve de um lado para o outro pendurado, caso contrário jaz abandonado em cima da cómoda ou da mesa de cabeceira.

Resta uma questão tramada de equacionar - existirão partidos para oferecerem lugares aos "berloques" se os militantes (homens e mulheres que fizeram uma opção, que dão a cara, que trabalham e combatem por causas em que acreditam e que são tantas e tantas vezes ignorados apesar das suas capacidades e valor) quiserem passar a simples "independentes"?...

Ou outra pior - para que servem os partidos se ser "independente" é que é bom?...

...e haverá Democracia sem partidos?...

Para reflexão.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Opinião no "Cidade Viva"


O jornal "Cidade Viva" decidiu criar um novo espaço de opinião, aberto a representantes das principais forças políticas do nosso Concelho. Foi com prazer que aceitei o convite para participar, enquanto militante do Partido Socialista e deputado municipal. Transcrevo o texto já publicado no último número do "Cidade Viva":



"A escolha que os Portugueses vão ter que fazer nas próximas eleições legislativas é bem clara: ou optam por prosseguir com um projecto de Esquerda, moderno e tolerante (que obviamente terá aspectos a corrigir ou ponderar, mas que tem uma marca e preocupações claramente sociais), protagonizado pelo PS; ou escolhem um regresso ao passado com o PSD e o PP e o seu discurso da “tanga”, da desistência, do miserabilismo, do imobilismo, do primado do privado sobre o público.

Com efeito, a anterior governação de Direita foi “apenas” há 4 anos atrás e só a vertigem do
dia a dia pode levar a esquecer o que constituiu o cerne desses anos, com Governos de Durão
Barroso e de Santana Lopes e ministros como Manuela Ferreira Leite, Bagão Félix, Morais Sarmento e outros elementos do PSD e PP que já se perfilam novamente como “anjos salvadores”, sugerindo que irão agora tirar de uma qualquer cartola as soluções miraculosas que anteriormente nunca aplicaram.

É por isso que é bom ter memória. Relembrar, por exemplo, que foi com os anteriores Governos de Direita que os salários reais dos trabalhadores da Administração Pública diminuíram em anos consecutivos, assim como as comparticipações com despesas médicas. Que os transportes públicos chegaram a aumentar o dobro da inflação prevista pelo Governo PSD/PP. Que o desemprego, em 2003, cresceu a um ritmo diário de 200 novos casos. Que se registou um aumento de 137% no número de falências de empresas. Que cerca de 2 000 mulheres portuguesas, por ano, tinham que atravessar a fronteira para ir a Badajoz realizar uma interrupção voluntária da gravidez. Que Durão Barroso, ao lado de Aznar e com Manuela Ferreira Leite como ministra das Finanças, anunciou a construção de 4 linhas do TGV. Que apesar de todas as vendas de património do Estado e dívidas fiscais e da Segurança Social ao City Group, assim como do recurso aos Fundos de Pensões dos trabalhadores da CGD e da ANA, foi deixada uma “herança” de 6,83% de défice nas contas públicas. Etc, etc, etc. Sublinhe-se, ainda por cima, que não existia na altura a grave crise económica que agora afecta todo o Mundo – imagine-se como teria sido, se esses Governos PSD/PP passassem por esse tipo de provação!...

É por isso que a escolha nas Legislativas que aí vêm é clara, como acima referi. Ou queremos
continuar num rumo que tem uma liderança sólida, um projecto definido, uma vontade reformista genuína mas que não deixa para trás, entregues à sua sorte, os mais fracos ou mais
desprotegidos da Sociedade; ou regressaremos a esse passado de triste memória, com as mesmas caras de sempre, a mesma vontade de tudo parar, tudo “anestesiar”, nada fazer, com um discurso forte com os fracos e muito fraco face aos mais poderosos.

Voltaremos a este tema."

domingo, 19 de julho de 2009

Caruncho


Os dislates de Alberto João Jardim sobre a Constituição e a "proibição" do comunismo não são nada de surpreendente nem de novo. Já se tornaram um hábito este tipo de declarações pseudo-bombásticas, sejam elas sobre os portugueses do Continente, os imigrantes, o "Sr.Silva" (Cavaco)ou o "Sr.Pinto de Sousa" (Sócrates). Agora calhou a vez do comunismo.

Brevemente parece que a Drª Ferreira Leite irá à Madeira participar naquela festa anual do PSD insular onde muitos destes dislates têm sido proferidos, ao longo dos anos. E sabem o que seria realmente surpreendente? Que a actual líder do PSD recriminasse este tipo de declarações e se afastasse desta forma de "fazer política".

Mas já não há surpresas na Madeira - e a liderança nacional do PSD, tal como sempre fez perante Alberto João Jardim, vai certamente (e uma vez mais...) colocar-se de cócoras.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Silly Season III



Confesso que o livro da Ana Anes me levou a reflectir... O que será pior? Sete anos de mau sexo ou os últimos 8 anos de gestão PSD/PP na Câmara de Sintra?...

Venha o Diabo e escolha!...

E já nem quero imaginar um pobre munícipe que tenha tido 7 anos de mau sexo e, ao mesmo tempo, tenha tido que aguentar com estes 2 mandatos do Dr. Seara!... Nem Tântalo!...

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Silly Season II


Inquérito de Verão do "Jornal de Notícias" - Julho - 2009. A "inquirida" chama-se Ana Anes, autora de um livro chamado "7 anos de mau sexo" e ex-assessora na CMS:

JN - Que político gostava de ver em fato de banho?

Ana Anes - O Fernando Seara. Para saber se já depilou os pêlos das costas, à boa moda do Tony Ramos".

domingo, 12 de julho de 2009

"A Tempestade" na Regaleira


O Grupo de Teatro Tapafuros está a levar à cena, em Sintra, nos jardins da Quinta da Regaleira, "A Tempestade", de William Shakespeare.

Fui assistir à sessão de ontem à noite e só posso fazer uma recomendação - não percam! Interpretações notáveis (de onde destaco a de Rute Lizardo), um cenário deslumbrante proporcionado pelo ambiente da Regaleira, um clássico de sempre do grande dramaturgo inglês. Todos os ingredientes para uma noite mágica, cheia de cor, da intensidade das palavras, de mistérios que o belíssimo texto de Shakespeare levanta.

Este espectáculo pode ser visto, até 13 de Setembro, de Quinta-Feira a Sábado às 22 horas e aos Domingos às 21 horas.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

"Política de verdade"


Em Setembro de 2008, no encerramento da Universidade de Verão do PSD, Manuela Ferreira Leite acusou o Governo de, no âmbito da política social, "manter as desigualdades sociais".

No dia 25 de Junho deste ano, durante um jantar com o grupo parlamentar do PSD, a mesma Manuela Ferreira Leite afirmou o seguinte:

- "Nós vamos repudiar todas as receitas que o PS tem estado a adoptar para o País".

- "Nós vamos rasgar e romper com todas as soluções que têm estado a ser adoptadas em termos de política económica e social, para que tenhamos resultados diferentes."

Finalmente hoje, dia 9 de Julho, a líder do PSD veio declarar:

- "Rasgar, ninguém vai rasgar nada".

- "Não há nenhuma medida anunciada por este Governo com a qual eu discorde. Eu nunca disse que rasgaria políticas sociais. Não há nenhuma medida a que o PSD se tenha oposto ou que tenha criticado sequer."

Parece que, no PSD, se chama a isto "Política de verdade".

terça-feira, 7 de julho de 2009

Silly season...


- Défice em 1993 - Governo Cavaco Silva - 8,9%

- Défice último Governo PSD/PP - 6,8%

- Assembleia da Madeira paga milhares de euros por pareceres a juristas do PSD para iniciativas do...PSD!... - Junho 2009

- Oliveira e Costa, ex-Secretário de Estado de Governo PSD, detido por suspeitas de fraude fiscal, branqueamento de capitais e burla no BPN - Novembro 2008

- Governo de Ferreira Leite aprovou 4 linhas de TGV em 2003

- Ferreira Leite "riscava" TGV - JN - Janeiro 2009

- Ferreira Leite recusa dizer se já votou em Santana Lopes - JN - Maio 2008

- Ferreira Leite aponta Santana Lopes como "exemplo democrático" - Visão - Junho 2009

- Dias Loureiro arguido no caso BPN - Julho 2009

- Ministra das Finanças, Ferreira Leite, negociou venda de créditos com Citigroup: operação já custou ao Estado mais 3,7 mil milhões de euros de novos créditos do Fisco e Segurança Social - jornal "I" - Julho 2009

- "Não sei se não seria bom haver 6 meses sem democracia para pôr tudo na ordem" - Manuela Ferreira Leite - Novembro 2008

segunda-feira, 6 de julho de 2009

JS...quê?...

Depois de ter aqui citado um pequeno excerto do blogue da JSD de Queluz (que fala por si...) confesso que não era minha intenção "regressar" a esse espaço.

Contudo, um jovem camarada da Juventude Socialista chamou-me a atenção para o conteúdo de alguns posts ali colocados, dos quais destaco as seguintes passagens (sublinhados meus):

" - Com a crise económica mundial, estamos a receber novamente os Portugueses que emigraram para ter uma vida melhor mas será que podemos continuar a receber mais pessoas para além dos nossos Portugueses?"

" - Citando uma frase interessante, «Portugal é dos Portugueses!»"

" - E quanto à emigração e ao racismo, deixo aqui a nossa tomada de posição, condenamos o racismo e a discriminaçãos dos cidadãos emigrantes que vêm para Portugal. Mas não acham que já chega de receber emigrantes?"

Este tipo de linguagem e de expressões têm estranhas similitudes com aquilo que podemos encontrar na propaganda de partidos de extrema-Direita, como facilmente se poderá verificar: experimente-se pesquisar no Google a expressão "Portugal é dos Portugueses", por exemplo.

Resta-me referir que este blogue da JSD de Queluz tem como "seguidor" (ali indicado) o Sr.Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sintra e dirigente do PSD, Dr.Marco Almeida - seria interessante saber qual a sua opinião sobre estes conteúdos (nem que fosse apenas através do seu blogue pessoal), sendo ele autarca num território onde a pluralidade étnica constitui precisamente uma marca e uma riqueza potencial a considerar, respeitar e saber gerir.

O reparo aqui fica feito.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Momento de humor


"Em termos de sondagem pública, o PS nas últimas eleições europeias, venceu no município de Sintra mas será que os Sintrenses votaram pela cabeça ou pela razão? Eu penso que foi pela cabeça (...)"


in, blogue da JSD de Queluz

quarta-feira, 1 de julho de 2009

"Private joke"


Realizou-se ontem a Assembleia de Freguesia de Rio de Mouro. Confesso que, daquilo que me foi dado assistir, saí cheio de vontade de saltar para cima de uma moto4 e conduzi-la velozmente, sentindo no rosto a brisa cálida da noite, até Loulé!...


Para espairecer...