segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Uma oportunidade para mudar!...

A acção política que se esgota em múltiplas reuniões, lanches, jantares e repetição de lugares comuns debitados sempre pelos mesmos do costume, sempre a "falar para dentro", nada muda de concreto na vida das pessoas.


Política sem acção é como cerveja sem espuma...


Vivemos tempos difíceis, onde a "re-invenção" não é só possível, mas desejada. Quando vejo, por exemplo, juventudes partidárias que se limitam a "repetir" os tiques de alguns dirigentes, a passar o tempo a arregimentar votos para esta ou aquela eleição interna, ensimesmados em tricas, incapazes de um mínimo de "rebeldia", de inovação, de um simples "grito" contra a corrente, sinto que realmente algo vai muito mal nestes sinistros tempos que vivemos.


Os partidos, tal como estão, "esgotaram-se" - e, tal como as empresas cujo "produto" caiu em desuso, caminharão para a "falência", o que será trágico para a Democracia enquanto sistema que, como dizia Churchill, pode ter imensos defeitos mas ainda está por inventar outro melhor...


É preciso ousar. É preciso perder a "reverência". É preciso perder o medo de inovar para não desagradar a este ou aquele ou perder o "lugar" numa qualquer lista onde a mediocridade impera. É preciso que os militantes de um partido se sintam ÚTEIS à sociedade onde se integram.


Querem exemplos?


Abram as secções para que jovens com menos posses possam aceder à internet, estudar em grupo e até talvez ter apoio gratuito nos estudos de tantos professores que temos nas nossas fileiras. Canalize-se o pagamento das senhas de presença que é feito aos eleitos para Assembleias municipais e de Freguesia para doar regularmente esse valor a IPSS´s de cada Freguesia ou Concelho. Transforme-se algum do tempo gasto em reuniões partidárias onde nada de importante se discute ou é decidido, em tempo útil de voluntariado, assumido enquanto "obrigação" para se integrar listas partidárias, numa época em que tanta gente necessita de apoio e de ajuda.


Não há nada melhor que o exemplo para se ganhar a confiança dos eleitores - e depois de tantos maus exemplos está na hora de fazer diferente, de ir contra a corrente e de "refundar" os valores pelos quais os verdadeiros socialistas sempre se bateram.


Não apenas com palavras - mas com actos!...

1 comentário:

Amadeu disse...

Os tempos difíceis deveriam ter sido evitado, a oportunidade de mudar devia ter sido a alguns anos atás, por exemplo aquando da divisão das Freguesias, Agualva-Cacém, Belas, Queluz e Pero Pinheiro, mas os pliticos da altura acharam por bem criar cargos politicos,/ assim (47) elementos nas Junta, (123) nas Assmbleias de freguesia, presidente com vencimento
(7) ,secretários e tesoureiros (14)é mais despesa ao País. Assisti nas Assembleias à criação desta Freguesias e foram aprovadas por unanimidade todas elas). Quantas vezes penso porque, será que os presidentes das Juntas são membros da Assembleia municipal e recebem uma senha de presença e ajudas de custo!!!.
- Porquê ,quando à eleções as pessoas que vão para as mesas de voto e são indicadas pelos partidos também recebem 76,00 cada um, ora no meu entender deveria ser um trabalho civico , assim como tantos outos!!!.
- Como mudar tudo isto agora, os tempos dificeis deveriam ter sido evitados