sábado, 30 de agosto de 2008

30 de Agosto


Quarenta e seis anos já lá vão... Não os senti passar e, no entanto, passou um pouco de mim em cada dia. Virão outros quarenta e seis?... Duvido... Não que a Vida não me saiba bem (como diz a canção) mas porque somos mesmo assim, vindos do pó, aguardados pelo pó... E, no entanto, hoje é apenas o primeiro dia do futuro e tenciono aproveitar todos os que Deus ainda me permitir para os viver inteiramente - pecado não é errar, é nem sequer tentar fazer.

domingo, 24 de agosto de 2008

História (De)Vida


A RDP - Antena 1 tem um programa designado "História Devida", para o qual os ouvintes podem enviar pequenas histórias reais, relativas a momentos marcantes das suas Vidas.

Pode ouvir aqui a história que enviei e que tive o grato prazer de ver seleccionada e lida pelo actor Miguel Guilherme.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

"Fado" Olímpico


Os resultados dos nossos atletas nos Jogos Olímpicos não deviam surpreender-nos - o que (sempre) constituiu motivo de surpresa foi a excepção de alguns resultados brilhantes, atingidos por atletas portugueses que se superaram noutros Jogos Olímpicos, Europeus e Mundiais. E, como todos sabemos, as excepções não constituem regra. Carlos Lopes, Fernando Mamede, Rosa Mota, Fernanda Ribeiro, etc, foram excepções. Superaram as dificuldades. Acreditaram. Morderam o pó e levantaram-se. Mas foram, sempre, excepções. Porque a "regra" tem sido a desculpa do "tempo" (seja frio ou calor, nesse ponto alguns dos nossos atletas não são preconceituosos...), da "pressão", do "tamanho do estádio", da comida, da água, do "jet lag", da altura dos outros, da força dos outros, dos árbitros...

Portugal tem reunido todas as "condições", ao longo das últimas décadas, para que não possamos ficar surpreendidos com os maus resultados registados em Pequim. Um País que abomina exames na Escola (são "traumatizantes" para os alunos...), que aceita alegremente que se entre num Curso Universitário com média negativa, que fomenta o facilitismo ("sacrificios para quê"?...), que deixa vazios os estádios onde se realizam provas de atletismo, que discute futebol até ao pormenor do forro do casaco dos dirigentes, que ergue mais rotundas por Concelho do que locais para a prática livre de desporto, etc, etc, etc... como pode querer que jovens atletas se superem, se sacrifiquem, se mentalizem, se concentrem para serem "os melhores" nas suas modalidades?...

Nem vale a pena vir com a conversa do costume sobre a "dimensão" do País - a Jamaica, até ao momento, já leva quatro medalhas de ouro e três de prata. A Suíça tem duas medalhas de ouro, uma de prata e três de bronze. O Bahrein tem uma medalha de ouro e outra de bronze. A Geórgia tem duas de ouro e três de bronze. E há mais exemplos.

É o "fado", é o que é...

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Laranja azeda II



"O silêncio da líder do PSD é muito mais ruidoso do que o barulho dos profissionais da conversa fiada".


António Ribeiro Ferreira, "Correio da Manhã", 18-08-2008


sábado, 16 de agosto de 2008

Laranja azeda...

A festa do PSD, no Pontal (Algarve) não só não contou com a presença da Presidente do partido, como ainda foi local para se ouvirem duras críticas (vindas de alguns destacados militantes social-democratas) relativamente a essa ausência.

Manuela Ferreira Leite tenta disfarçar o seu nítido incómodo em participar neste tipo de eventos, mas torna-se cada vez mais claro que dificilmente fará uma campanha capaz de mobilizar o eleitorado. Fria, reservada, algo agreste, sem verdadeiras propostas alternativas e diferenciadoras, preferindo o conforto das salas de aula ou das reuniões privadas ao convívio e contacto com os eleitores (pelos vistos, até com os próprios militantes do seu partido...), a actual líder (?) do PSD vai traçando o seu próprio destino - uma clara derrota em 2009 e um novo ciclo de "crise" laranja.

Esperemos que, até às eleições legislativas, os Portugueses reflictam e, na hora de votarem, continuem a apostar numa fórmula estável de governação, único meio de se evitarem "alianças" espúrias ou frágeis soluções.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Vida...

Férias... Curtas (como sempre), mas o suficiente para fazer uma pausa. Infelizmente, interrompidas com a notícia de falecimento de um familiar e regresso antecipado a Lisboa, que a Vida e a Morte são mesmo assim...