quinta-feira, 3 de julho de 2014

Rio de Mouro - a "minha" terra

Iniciam-se hoje e decorrem até ao próximo dia 6 de Julho as Festas da Vila de Rio de Mouro.

Vivo em Rio de Mouro há praticamente 50 anos. Aqui cresci, aqui fiz a Escola Primária (com a saudosa Professora Isabel, que morava numa bonita vivenda junto à estação da CP), aqui casei (na Igreja de Nossa Senhora de Belém (em cerimónia celebrada pelo Padre Delmar Barreiros) em Rio de Mouro Velho, aqui sepultei, no cemitério local, alguns dos meus familiares. Por tudo isto, e tendo nascido em Lisboa, considero esta a "minha" terra.
  
Lembro-me de como era Rio de Mouro há 50 anos atrás, um pequeno aglomerado urbano a despontar junto à velha estação do comboio, as várias quintas na Rinchoa e Rio de Mouro Velho, o espaço eminentemente rural que o "cimento" dos anos 70 / 80 descaracterizou gradualmente. Lembro-me do vendedor de perus que, no Natal, arrastava os bichos atrás de si, presos numa corda, andando a vendê-los de porta em porta. Lembro-me do velho posto da UCAL onde se levava uma garrafa de vidro para encher com leite, assim como da mercearia do Sr. Alexandre com as postas de bacalhau "demolhado" em alguidares à porta, as sacas de arroz, feijão e grão abertas e o azeite que a minha mãe me mandava comprar e que era vertido para a garrafa a partir de um recipiente com uma pequena torneira. Lembro-me da taberna do Sr. João onde o meu saudoso pai me mandava comprar vinho para o jantar (do "especial") e um maço de "High Life", o tabaco que fumava. Lembro-me do forno da cal que existia no mesmo sítio onde hoje está a Escola Secundária Leal da Câmara e do grande eucaliptal em seu redor. Lembro-me do cinema ambulante (verdadeiro Cinema Paraíso) que surgia de vez em quando e que assentava arraiais no largo junto à estação da CP, projectando no interior da grande tenda, filmes como o "Sarilho de Fraldas", com o António Calvário e a Madalena Iglésias ou o Spartacus, com o Kirk Douglas, dois daqueles que me lembro de ver, depois do meu avô Luís pedir ao dono do tal cinema que me deixasse entrar, apesar dos meus 7 ou 8 anos estarem muito abaixo do "escalão etário" permitido... Lembro-me das provas de motocrosse nos terrenos junto à estação da CP, do lado da Calçada da Rinchoa, e onde mais tarde foi construída a primeira igreja (uma pequena capela) em Rio de Mouro (Estação). Lembro-me de, naqueles meses que se sucederam ao 25 de Abril de 1974, chegar um dia à janela da casa dos meus pais (onde ainda hoje mora a minha mãe) e ver uma "chaimite" a descer a rua em frente, com grande alarido dos miúdos e espanto de homens e mulheres, sendo que aquilo que se dizia era que viera "caçar" um "informador da PIDE". Lembro-me da Amália Rodrigues a cantar num palco improvisado dentro das garagens dos prédios na Calçada da Rinchoa onde, a seguir ao 25 de Abril, também foram colocadas as urnas para as eleições, com longas filas de votantes como jamais visto...

Muitas histórias de uma terra com História. Por estes dias Rio de Mouro está em festa - passe por lá.

Sem comentários: