sexta-feira, 1 de junho de 2012

Era uma vez a Casa das Selecções...


Nos últimos dias temos assistido, através de diversas reportagens televisivas, à excelente promoção de que a Vila de Óbidos tem beneficiado, fruto da presença da Selecção Nacional de Futebol naquele Concelho. Obviamente que Óbidos já é conhecida, nacional e internacionalmente, pela beleza natural da sua localização, pelo pitoresco das suas ruas, pelo património histórico, até pelo “licor de ginja” de superior qualidade. Mas um conjunto de eventos, bem selecionados e promovidos, como é o caso do Festival do Chocolate ou da Vila Natal, têm contribuído, decisivamente, para a promoção daquele Concelho, desenvolvimento do comércio e serviços locais e dinamização daquele território no competitivo mercado turístico. O facto da Selecção Nacional ter escolhido Óbidos para estagiar, nos últimos anos, na preparação para o Euro ou para o Mundial de futebol, insere-se, obviamente, nesse conjunto de acções no âmbito do “marketing territorial”, para além de contribuir (não tenhamos qualquer dúvida) para o aumento da auto-estima dos habitantes daquele Concelho, o que não deve ser de forma alguma menorizado, sobretudo nos tempos que correm.

Vem isto a propósito de, ao ver novamente estas imagens da Selecção Nacional de Futebol em Óbidos, me lembrar daquele já célebre projecto da Câmara Municipal de Sintra de construir a Casa das Selecções no nosso Concelho, mais especificamente em Almargem do Bispo. Em 2007, o vereador Luís Duque garantia, em declarações à Lusa, que as obras “nunca tinham parado” e que “a construção arrancava nos primeiros meses de 2008”. Mas tal não se concretizou e, já em 2011, o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Gilberto Madaíl, acusava explicitamente a CMS pelo falhanço do projecto.

Estamos, assim, perante mais uma das promessas não cumpridas por parte daqueles que, desde 2001, dirigem os destinos deste município –  chegados a 2012, a Federação Portuguesa de Futebol e a Secretaria de Estado do Desporto optaram por contactar a Câmara Municipal de Oeiras e apontar o projecto para terrenos junto ao Estádio Nacional, naquilo que deve constituir o  toque de finados definitivo relativamente à  instalação da Casa das Selecções em Sintra.

Obviamente que agora existirão mil e uma desculpas para que a obra nunca tenha avançado, tal como já existiram para muitos outros projectos que ficaram pelo caminho nestes 3 mandatos, desde a rede de ciclovias até às piscinas em cada freguesia. Uma coisa é certa – há quem anuncie e quem faça; há quem prometa e quem cumpra; há quem faça estudos e quem faça obra. Neste âmbito, sabemos bem de que lado (infelizmente) se tem colocado a maioria de Direita que, há aproximadamente 12 anos, é responsável pela gestão do Município de Sintra. E é por isso que é urgente para Sintra inverter este rumo, transformar as políticas, renovar os protagonistas locais e, sobretudo, voltar a trabalhar COM  os Sintrenses e PARA os Sintrenses!

Sem comentários: