terça-feira, 24 de agosto de 2010

Honestidade


A notícia passou quase despercebida nos jornais. E não abriu, certamente, nenhum Jornal da Noite televisivo. A história conta-se em breves palavras:

um funcionário dos CTT do Porto foi recentemente vítima de assalto à mão armada, quando se deslocava a pé entre o banco, onde levantara algum dinheiro, e a estação dos Correios na zona de Campanhã. Procurando resistir ao assalto, envolveu-se em refrega com um dos assaltantes, o que levou a que se espalhassem pelo chão cerca de cinco mil euros.

Próximo do local do assalto estava formada uma fila de pessoas, na sua maior parte beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI), que aguardavam para levantar os vales na estação dos CTT. Vendo o dinheiro espalhar-se ao vento correram a recuperá-lo. Segundo a pequena notícia de jornal, quase todos os clientes que recuperaram do chão os tais cinco mil euros - do total de 40 mil que o funcionário transportava - eram pessoas pobres à espera de receberem ali o vale mensal do RSI. E foram essas pessoas que se apressaram a entregar o dinheiro às funcionárias da estação dos CTT.

Não retiro nenhuma moral desta história - seria fácil demais. Apetece-me apenas dizer, tal como Juvenal nas suas "Sátiras": "A honestidade é elogiada por todos, mas morre de frio"...

Sem comentários: