sábado, 1 de agosto de 2009

Ciclovias, piscinas e...SATU!...


Mesmo em final de mandato, a maioria de Direita que tem (des)governado a CMS durante estes 8 anos, ainda consegue surpreender...pela negativa!...

Agora vieram anunciar a celebração de um protocolo com a Câmara Municipal de Oeiras para o "estudo, implementação e exploração" de um Sistema Automático de Transporte Urbano, vulgo SATU, para ligação entre os 2 Concelhos.

O SATU é considerado o "elefante branco" de Isaltino Morais e da CMO. Depois de ter efectuado uma visita a Sidney (Austrália), Isaltino Morais (ex-autarca modelo do PSD) decidiu implementar tal transporte em Oeiras. Resultado: um pequeno comboio suspenso num viaduto de betão com a extensão de 1 km, que circula praticamente vazio, com inúmeras queixas de moradores devido ao ruído e que nem sequer conseguiu passar da 1ª fase de implementação. Pior: acumula prejuízos atrás de prejuízos. O relatório e contas de 2008 apurou um resultado negativo de 3,6 milhões de euros, sendo que este valor tem em consideração um aumento de seis por cento dos passageiros e de dez por cento das receitas. O vereador da CM Oeiras, Amílcar Campos, da CDU, afirmou ao jornal "Publico" que os resultados negativos do sistema já atingem os 14,048 milhões de euros, desde 2004.

É neste cenário que surge agora o pomposo anúncio da celebração de protocolo entre as duas autarquias para os habituais "estudos" e eventual extensão do SATU ao Cacém. Quererá a Câmara Municipal de Sintra colocar os seus munícipes também a contribuir para pagar este enorme "buraco" financeiro?...

Já estamos habituados à "política de anúncios" de obra que nunca se concretiza em Sintra - foi assim com as ciclovias, com as piscinas em cada freguesia, com a Cidade do Cinema, com a alternativa de estacionamento na Volta do Duche, etc, etc, etc.

Mas num município onde o actual poder PSD/PP na CMS nem sequer o eléctrico para a Praia das Maçãs consegue manter em funcionamento, não deixa de ser espantoso assistir a mais este anúncio, ainda que inserido na (óbvia) pré-campanha eleitoral para as próximas Autárquicas.

Sem comentários: