terça-feira, 10 de março de 2009

Jovens de Rio de Mouro participam no concurso nacional "Na senda de Darwin"


Para comemorar os 200 anos do nascimento de Charles Darwin e os 150 anos da publicação do seu livro «A Origem das Espécies» que ocorrem em 2009, o jornal online Ciência Hoje resolveu lançar, com o apoio do Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica -, um concurso designado “Na senda de Darwin”, dirigido aos estudantes que em Setembro de 2008 estivessem nos 10º, 11º e 12º anos das escolas de todo o País.Este concurso consistiu, numa primeira fase, na elaboração de seis trabalhos em diferentes formatos (escrita, áudio e vídeo), que tiveram que ser entregues, para avaliação, entre Setembro de 2008 e Fevereiro de 2009, à média de uma prova por mês. Os trabalhos das diversas equipas estão disponíveis em http://www.cienciahoje.pt/

Nesta fase, as equipas participantes disputaram um campeonato regional, sendo consideradas, para o efeito, sete regiões: Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores.

Aos sete vencedores regionais juntaram-se as três segundas equipas mais pontuadas de todas as regiões. Estas dez equipas assim seleccionadas disputarão uma fase final no próximo dia 14 de Março, no Casino da Figueira da Foz, durante a Gala da Ciência 2009. Esta fase final apura a equipa vencedora do concurso «Na Senda de Darwin».

É de salientar que a única equipa do Concelho de Sintra que se manteve em concurso até final das provas foi a equipa com a designação “Zona J”, constituída por 3 jovens alunas (três “Joanas”, daí a designação da equipa!...) do 12º ano da Escola Secundária Leal da Câmara, de Rio de Mouro, apoiadas pelo professor João Manique, docente nesta escola.

Esta equipa ficou em 3º lugar entre todas as equipas concorrentes na Região Lisboa e Vale do Tejo, o que não possibilitou o seu apuramento para a Final na Figueira da Foz, uma vez que apenas se apuravam as duas primeiras de cada região. É de salientar, contudo, que a pontuação obtida por esta equipa da Escola Secundária Leal da Câmara (544,4 pontos) foi a 5ª melhor pontuação a nível nacional e foi superior à classificação das equipas classificadas em 1º lugar nas regiões Centro, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores. No fundo, o critério de apuramento a nível regional, acabou por “penalizar” esta equipa e impediu-a de estar presente na Final na F. da Foz, mas aqui fica o registo da sua brilhante participação.

Era bom que alguns responsáveis políticos (nomeadamente a nível local) estivessem mais atentos a estas questões e à sua divulgação / difusão pública, tão importantes para a elevação da auto-estima das comunidades e dos cidadãos que as integram. Infelizmente parece que há quem prefira ir à televisão para associar Rio de Mouro a uma espécie de “faroeste” ou “terra sem lei”, colocando a ânsia de criticar as políticas governamentais e de obter 5 minutos de suposta “fama” (nem que seja pelos piores motivos), acima da defesa da imagem global de toda uma comunidade. Mas esse é tema que abordaremos noutro fórum, sem prejuízo de o retomarmos aqui oportunamente.

Sem comentários: