quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

É hora!


Barack Obama tomou ontem posse como Presidente dos Estados Unidos da América (e também um pouco do resto do Mundo...). De repente, valores como a ética, a compaixão pelos mais fracos, a honra, a tolerância, etc, parecem ter aproveitado a ocasião para sair do armário, depois da longa "hibernação" durante um certo "Inverno economicista"...

Obama é um sobressalto num planeta que viveu demasiado tempo num embalo cínico. Estou certo que, sendo imperfeito como todos nós, terá momentos de erro e hesitação. Mas nem isso impede este homem de ser um imenso grito de alívio num Mundo onde o politicamente correcto semeou úlceras e medo.

Vão agora surgir muitos a tentar vestir este novo fato, mas o mesmo vai ficar-lhes sempre apertado e sufocá-los-á. Usarão as palavras certas mas nada fará sentido. Serão persuasivos mas a máscara cairá na primeira curva.

Há momentos em que é preciso perdermos o medo. Olharmos de frente aquilo em que acreditamos. Arriscar sem rede. Só temos esta Vida e seremos confrontados com o que fizemos com ela.

Evocando Abraham Lincoln, o Presidente que Barack Obama elegeu como modelo:

"Podeis enganar toda a gente durante um certo tempo; podeis mesmo enganar algumas pessoas todo o tempo; mas não vos será possível enganar sempre toda a gente".

Sobressaltemo-nos - é hora!

Sem comentários: