sábado, 17 de janeiro de 2009

75 anos do "Jornal de Sintra"


O "Jornal de Sintra" comemorou recentemente 75 anos de existência. No âmbito das iniciativas para celebrar estes 75 anos (onde se incluem exposições, publicação da história do jornal, etc), a CMS decidiu atribuir-lhe, muito justamente, a Medalha de Mérito Municipal Grau Ouro.

Como "breve" colaborador do jornal nos "longínquos" anos 80 (ver aqui), deixo, apenas, uma pequena nota de estranheza neste momento de celebração - que o nome de Maria Almira Medina, filha do fundador deste jornal, ex-directora do mesmo, insigne escritora e artista plástica de Sintra, tenha sido tão pouco referido (em certas situações, até ignorado) neste momento de evocação da história de algo que é profundamente seu, quanto mais não seja pelos laços de sangue com o seu fundador, António Medina Júnior.

Relembro, ainda, outro grande jornalista e conhecedor profundo de mil e uma histórias de Sintra, que foi também, durante alguns anos, colaborador regular do "Jornal de Sintra" - José Gutierrez. Espantou-me não ver nem uma linha escrita, nesta hora de evocação da história do jornal, sobre este ilustre colaborador do mesmo em tempos idos e que, infelizmente, já não está entre nós.

Existiram "vários" Jornais de Sintra" ao longo dos anos, em função de quem dirigia os seus destinos, do contexo económico, histórico, etc. Mas a História do "Jornal de Sintra" (que é, também, parte da História recente de Sintra) é apenas uma - e as molduras "vazias" na parede reclamam quem as preencha. Deixo o desafio para quem, mais do que responsabilidade, tem esse dever, face à pretensão de relembrar e "consolidar" a História (integral) desta publicação.

Parabéns, "Jornal de Sintra"!...

Sem comentários: