domingo, 28 de dezembro de 2008

O exemplo dos outros


O futuro Parque Tecnológico de Óbidos foi apresentado recentemente à Comunicação Social. Trata-se de um projecto que pretende atrair negócios de base tecnológica, fixar talentos e criar uma economia criativa naquele Concelho, fazendo a ponte entre as empresas, o mercado, o ensino superior e a investigação e oferecendo serviços de incubação.

A estimativa aponta para a criação de três mil empregos altamente qualificados, em áreas como as tecnologias de informação e comunicação, média e audiovisual, arquitectura e design, artes, publicidade ou até gastronomia. A primeira empresa a instalar-se já está a funcionar - trata-se da Janela Digital, especialista em software de gestão e soluções para marketing na internet para o sector imobiliário.

Para ajudar a atrair empresas, a Câmara Municipal de Óbidos preparou uma política fiscal agressiva, que inclui a isenção do pagamento de derrama, IMT e IMI durante cinco anos, isenção nas taxas municipais e redução de três por cento do IRS em 2009 e quatro por cento a partir de 2010. Outras vantagens apresentadas são, obviamente, a proximidade a Lisboa e a ligação directa à A8. Este parque tecnológico vai ter grandes áreas verdes, ciclovias, campos de ténis e circuito de manutenção.

Registe-se, assim, que Óbidos, para além de ter construído nos últimos anos um conjunto de eventos como o Festival de Chocolate e a Vila Natal, que atraem àquela Vila largos milhares de pessoas, soube igualmente dar mais um passo em frente e criar condições para atrair investimento, fixar população e desenvolver o seu tecido sócio-económico.

E em Sintra?... Projectos. E mais projectos. E estudos. Vários estudos. Muita conversa. Muito tempo perdido nestes últimos 7 anos. E um imenso vazio que é cada vez mais nítido em cada dia que passa.

Na ausência de projectos originais e mobilizadores será que, pelo menos, alguém explica ao actual Presidente e aos seus vereadores com pelouros, qual o significado da palavra "benchmarking"?...

Sem comentários: