sábado, 17 de abril de 2010

Sintra, "capital do cartoon"


Realizou-se ontem à noite, em Sintra, no CC Olga Cadaval, mais uma Gala World Press Cartoon, onde anualmente são distinguidos os melhores trabalhos (cartoons / caricaturas) publicados na Imprensa mundial.

Este ano, em paralelo, decorre homenagem a esse grande artista que foi Leal da Câmara (1876-1948), com exposição evocativa da sua obra a decorrer no Museu de Arte Moderna de Sintra, conjuntamente com a exibição dos melhores trabalhos concorrentes ao WPC.

Ontem, em intervenção efectuada na Gala de entrega de prémios do WPC, o Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Fernando Seara, afirmou que Sintra já é, em função deste evento, a "capital do cartoon". Face à importância do mesmo a nível internacional, creio que se trata de uma afirmação legítima e de orgulho sincero.

Contudo, num ano em que a Câmara Municipal de Sintra deixou que fosse reduzida a escombros, em Queluz, a casa daquele que é considerado o "pai da banda desenhada portuguesa" - Stuart de Carvalhais (1887 / 1961) - aqui fica uma sugestão para que, na próxima Gala do WPC, em 2011, seja feita uma grande exposição em Sintra sobre a obra de Stuart, tal como agora sucedeu com Leal da Câmara.

Nada compensa aquilo que se deitou abaixo - mas numa "capital do cartoon" o nome e obra de Stuart de Carvalhais têm que ser dignamente evocados. E essa "dívida" está ainda por "pagar" em Sintra.

Sem comentários: