terça-feira, 20 de abril de 2010

Homens de arame

Se há artista no circo que, desde sempre, admirei, foi o homem no arame. Aquela sua espantosa capacidade de caminhar no vazio, de pés ajustados à fina linha de aço, tronco flexível como espiga ao vento - foi coisa que sempre me deixou fascinado desde criança.

Já na vida real, se há coisa que nunca compreendi, nem mal nem bem, foram os "homens de arame", isto é, aqueles que querem sempre estar bem com Deus e com o Diabo e, dessa forma, jamais se comprometem seja com o que for, revelando um carácter tão fácil de "moldar" como um fino arame. A sua aparente indecisão fá-los estar continuamente do lado de quem vence uma disputa - porque, no final, poderão sempre dizer que, intimamente, era aquele o parceiro ou caminho que defendiam...

O homem no arame, o do circo, é um artista que merece aplausos, porque tudo arrisca e o seu equilíbrio é fruto de muito treino, sacrifício e dedicação à arte.

Os outros, aqueles que, infelizmente, andam por aí nas empresas, nas organizações, nos partidos, nos clubes, etc e que, no momento de dar a cara a favor de um amigo que nunca lhe negou apoio, ou na altura de ter que demonstrar princípios e convicções, se quedam pelo conforto do imobilismo ou da aparente indecisão, até ver qual dos lados sairá vitorioso - esses, serão sempre "homens de arame", dobráveis, moldáveis, pouco recomendáveis.

Saibamos estar atentos...

Sem comentários: