sábado, 2 de janeiro de 2010

Hospital em Sintra - história sem "rasuras"...


Parece que a questão da construção de um novo Hospital em Sintra continua a causar alguns "incómodos" para as bandas do PSD, pelo menos a julgar por algumas reacções após conferência de Imprensa de vereadores do PS onde tal questão foi referida.

Sejamos claros: a construção de um novo Hospital em Sintra é algo que se tem arrastado no tempo e que já é, desde há muito, uma necessidade premente para a população deste Concelho. Sucessivos Governos (do PS e do PSD) não souberam (ou não quiseram) resolver a questão, em conjunto com os responsáveis locais. Ponto.

Mas se tudo isto é verdade, também não deixa de ser verdade que a questão do Hospital não pode ser utilizada como "promessa" de campanha (e o PSD, em Sintra, tem-na repetido sucessivamente e voltou a acenar com ela na recente campanha eleitoral autárquica), para depois, ganhas as eleições, se "empurrar" o problema para outrém, como se aos responsáveis autárquicos (com o Presidente da Câmara à cabeça) nada mais fosse exigido a não ser "esperar sentado" pela solução.

Para quem parece só agora ter "acordado" para os problemas de Saúde no nosso Concelho, é também bom recordar que, em 2001, o Ministério da Saúde realizou com a Câmara de Sintra, um conjunto de contratos-programa para a construção dos novos centros de saúde e que, em 31 de Dezembro de 2004 (data limite para a sua construção), nada tinha sido feito, quer por parte do Ministério da Saúde, quer da CMS, para concretizar tal desiderato, perdendo-se assim um tempo precioso.

No que diz respeito à construção de Hospital em Sintra, a Drª Ana Gomes, vereadora eleita pelo PS, também referiu recentemente a responsabilidade do actual presidente da CMS, “que congelou o processo que a dr.ª Edite Estrela tinha em marcha, com o terreno que estava identificado”, na zona da Cavaleira (Algueirão-Mem Martins). Em entrevista ao Jornal da Região, salientou que “só não temos hospital em Sintra, ainda hoje, porque o dr. Fernando Seara não se interessou. O presidente da Câmara desinteressou-se completamente do Hospital de Sintra”. E acrescentou que o Dr.Fernando Seara, quando interpelado pelo Governo para sugerir localizações, ofereceu "o velho Hospital da Vila, que, obviamente, não tem condições nenhumas para um equipamento criado de raiz(...)".

Em síntese - estamos todos de acordo que a construção de um Hospital em Sintra é, a cada dia que passa, uma urgência renovada. Mas não pode (nem deve) o PSD, em Sintra, partido que, sózinho ou acompanhado, mais anos leva de responsabilidades na gestão administrativa deste Município, esquecer todos os dados desta longa "história" ou querer lavar as mãos como Pilatos.

Sem comentários: