quinta-feira, 17 de junho de 2010

Um tema (infelizmente) actual


Na definição do dicionário Houaiss, xenofobia é a "desconfiança, temor ou antipatia por pessoas estranhas ao meio daquele que as ajuíza, ou pelo que é incomum ou vem de fora do país; xenofobismo", isto é, uma das mais trágicas manifestações da ignorância e do medo humano perante o que desconhece, com uma leitura da realidade baseada em preconceitos.

Normalmente, o conceito de xenofobia relaciona-se com a aversão ou perseguição a pessoas de outras etnias, religiões ou minorias específicas, mas pode incluir apenas as pessoas do "bairro / território" ao lado, sobretudo se forem pobres, necessitarem de apoio ou houver um sentimento de insegurança (real ou fictícia) associado.

A xenofobia aparece onde menos esperamos e (infelizmente) é por vezes o suporte de alguns discursos populistas e demagógicos, quase sempre travestidos de piedosas intenções ou repetidas juras de "respeito" pelas pessoas. A exploração fácil dos "medos sociais", ilustrada aqui ou acolá com alguns "mitos urbanos", surge muitas vezes associada ao discurso de alguns políticos procurando protagonismo fácil ou angariação de votos a qualquer custo.

É um tema actual e talvez regressemos a ele um destes dias.

2 comentários:

Anónimo disse...

Tanto disparate num texto só! A tua mulher já foi, finalmente, promovida na Câmara da Amadora? Com tanta bajulice da tua parte, já foi concerteza.

Unknown disse...

Relativamente ao "comentário" anterior lamento apenas que quem o fez não se identificasse - afinal parece que a "frontalidade" é só para "inglês" ver... Tudo bem. Sobre o conteúdo do mesmo, creio ser bem demonstrativo do baixo nível a que alguns não hesitam em descer para imporem as suas "ideias". Estão enganados comigo porque não me vergam com este tipo de lixo. Se quiserem enviar mais, estejam à vontade.