sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Lembram-se da Irlanda?...


Lembram-se da Irlanda?..

A Irlanda era o exemplo de sucesso que a Direita dava, ainda há pouco tempo, em termos económicos e sociais. Normalmente sublinhado com uma frase que se pretendia certeira e demolidora - "e vejam lá que eles nem têm auto-estradas, aquilo é que é um País a sério, nada como nós por aqui!..."

O que aconteceu entretanto?

A crise internacional revelou todo um conjunto de excessos cometidos pela Irlanda durante os anos em que tudo parecia "brilhante". A bolha que se desenvolveu no imobiliário rebentou estrondosamente e encheu os bancos de crédito hipotecário malparado, provocando uma contracção no sector da construção.

Esta circunstância, em conjunto com uma acentuada diminuição da procura externa, precipitou a economia na mais grave recessão de que há memória. A crise "estilhaçou" completamente as finanças públicas, com as receitas fiscais a acompanharem a quebra da actividade e as despesas sociais a subirem em flecha com o desemprego.

Face à ameaça de implosão do sistema bancário, com uma recessão grave entre mãos e a deterioração da situação orçamental, o governo irlandês prescindiu do estímulo económico de curto prazo e elegeu como prioridade a estabilização do sistema financeiro e das contas públicas. Esta opção implicou uma intervenção sem paralelo no sistema financeiro e a adopção de medidas drásticas, incluindo aumentos de impostos e cortes nas prestações sociais.

Em suma: o tal exemplo de "sucesso" que foi sobejamente elogiado e propagandeado por partidos como o PSD (Miguel Frasquilho era um desses "entusiastas"!....) enfrenta o período mais negro dos últimos 70 anos. Estimativas recentes indicam que o Produto Interno Bruto (PIB) irlandês deverá contrair-se 8,3% já em 2009 (Economic & Social Research Institute (ESRI), relatório trimestral). Em 2010, a economia irlandesa vai provavelmente recuar 1,1%, ainda segundo a mesma fonte.

Afinal a Irlanda, a tal que, por cá, era dada como exemplo de crescimento económico pelos partidos de Direita, está agora num combate sem tréguas para conter o seu défice orçamental e lidar com o forte aumento do desemprego, que já vai em mais de 11%, o nível mais elevado dos últimos 13 anos. Quanto ao défice irlandês deverá atingir os 12% do PIB em 2009, apesar de todos os esforços do Governo liderado por Brian Cowen, que incluiram aumento de impostos e cortes nos gastos públicos.

Lembram-se da Irlanda?... Pois é...

Sem comentários: