segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Vitória!


Como é usual, na noite eleitoral das Legislativas de ontem, "todos" venceram - pelo menos a julgar pelas declarações dos diversos responsáveis partidários e pela "festa" que até quem ficou em último fez.

Mas, na realidade, existiram "dois" vencedores - o Partido Socialista e José Sócrates.

E três (enormes) derrotados - o Partido Social Democrata, Manuela Ferreira Leite e Cavaco Silva.

Tudo o resto é fait-divers ou poeira deitada para os olhos dos incautos.

Às calúnias, às deturpações, às canalhices de vão de escada, às tentativas de manipulação da opinião pública, às mentiras travestidas de meias-verdades, aos encontros furtivos com jornalistas em pastelarias da Avenida de Roma, aos "fantasmas" de "asfixias", à ausência de ideias e de projectos mobilizadores - o Partido Socialista e José Sócrates souberam responder com elevação, com confiança, com determinação, sem medo, sem sofismas, sem hesitações.

Sem maioria absoluta, cabe ainda assim ao PS liderar um futuro Governo e executar o seu Programa. E cabe à oposição a enorme responsabilidade de contribuir para soluções e para consensos, que nunca se fizeram com chantagens ou com intransigência. Sendo necessário, o povo será novamente chamado a decidir se o aventureirismo ou extremismo de alguns o impuserem - em Democracia há sempre soluções para os impasses.

Vêm aí as eleições Autárquicas - também em Sintra está na hora do eleitorado rejeitar a estagnação, o vazio de obra, o adiar do futuro. Vamos à luta!

Sem comentários: