
Judite de Sousa entrevistou hoje, na RTP-1, o neurocientista António Damásio. Uma excelente entrevista, aliás.
Especialmente interessante a reflexão de António Damásio sobre os diferentes "tempos" dos nossos "cérebros" - o cognitivo e o emocional. Mais rápido o primeiro. Mais "lento" e reflexivo o segundo. Num Mundo agitado e sob "stress permanente" não admira que muitos dos nossos jovens não encontrem "tempo" para "amadurecer" valores e sentimentos. Por vezes, estes até parecem um "empecilho"...
E lá "regressamos", por "portas travessas" ao tema Escola e Família e à (enorme) necessidade que temos, colectivamente, de parar para redefinir o modelo de Educação e, implicitamente, o modelo de Sociedade e de Cidadania que desejamos ter.
Como diria o Sérgio Godinho - "isto anda tudo ligado"...

