terça-feira, 10 de março de 2009

Palavras sábias



"No final, não nos lembraremos das palavras dos nossos inimigos, mas do silêncio dos nossos amigos"


Martin Luther King

Jovens de Rio de Mouro participam no concurso nacional "Na senda de Darwin"


Para comemorar os 200 anos do nascimento de Charles Darwin e os 150 anos da publicação do seu livro «A Origem das Espécies» que ocorrem em 2009, o jornal online Ciência Hoje resolveu lançar, com o apoio do Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica -, um concurso designado “Na senda de Darwin”, dirigido aos estudantes que em Setembro de 2008 estivessem nos 10º, 11º e 12º anos das escolas de todo o País.Este concurso consistiu, numa primeira fase, na elaboração de seis trabalhos em diferentes formatos (escrita, áudio e vídeo), que tiveram que ser entregues, para avaliação, entre Setembro de 2008 e Fevereiro de 2009, à média de uma prova por mês. Os trabalhos das diversas equipas estão disponíveis em http://www.cienciahoje.pt/

Nesta fase, as equipas participantes disputaram um campeonato regional, sendo consideradas, para o efeito, sete regiões: Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores.

Aos sete vencedores regionais juntaram-se as três segundas equipas mais pontuadas de todas as regiões. Estas dez equipas assim seleccionadas disputarão uma fase final no próximo dia 14 de Março, no Casino da Figueira da Foz, durante a Gala da Ciência 2009. Esta fase final apura a equipa vencedora do concurso «Na Senda de Darwin».

É de salientar que a única equipa do Concelho de Sintra que se manteve em concurso até final das provas foi a equipa com a designação “Zona J”, constituída por 3 jovens alunas (três “Joanas”, daí a designação da equipa!...) do 12º ano da Escola Secundária Leal da Câmara, de Rio de Mouro, apoiadas pelo professor João Manique, docente nesta escola.

Esta equipa ficou em 3º lugar entre todas as equipas concorrentes na Região Lisboa e Vale do Tejo, o que não possibilitou o seu apuramento para a Final na Figueira da Foz, uma vez que apenas se apuravam as duas primeiras de cada região. É de salientar, contudo, que a pontuação obtida por esta equipa da Escola Secundária Leal da Câmara (544,4 pontos) foi a 5ª melhor pontuação a nível nacional e foi superior à classificação das equipas classificadas em 1º lugar nas regiões Centro, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores. No fundo, o critério de apuramento a nível regional, acabou por “penalizar” esta equipa e impediu-a de estar presente na Final na F. da Foz, mas aqui fica o registo da sua brilhante participação.

Era bom que alguns responsáveis políticos (nomeadamente a nível local) estivessem mais atentos a estas questões e à sua divulgação / difusão pública, tão importantes para a elevação da auto-estima das comunidades e dos cidadãos que as integram. Infelizmente parece que há quem prefira ir à televisão para associar Rio de Mouro a uma espécie de “faroeste” ou “terra sem lei”, colocando a ânsia de criticar as políticas governamentais e de obter 5 minutos de suposta “fama” (nem que seja pelos piores motivos), acima da defesa da imagem global de toda uma comunidade. Mas esse é tema que abordaremos noutro fórum, sem prejuízo de o retomarmos aqui oportunamente.

segunda-feira, 9 de março de 2009

A aprendizagem da Vida



"Em busca do líder ideal" - texto de Paulo Coelho - Março 2009 - em “Guerreiro da Luz Online“:

"Um leitor me envia um questionário. Nele, apresenta o perfil de três líderes mundiais que viveram na mesma época, e pergunta se é possível escolher o melhor através dos seguintes dados;

Candidato A: foi ligado a curandeiros, consultava astrólogos com freqüência. Possuía duas amantes. Sua mulher era lésbica. Fumava muito. Bebia de oito a dez martinis por dia.

Candidato B: não conseguia permanecer no emprego, por causa de sua arrogância. Dormia a manhã inteira. Usou ópio no colégio, e sempre foi considerado um mau aluno. Bebia um copo de conhaque todas as manhãs.

Candidato C: foi condecorado como herói. Era vegetariano. Não fumava. Tinha uma disciplina exemplar. Ocasionalmente bebia uma cerveja. Permaneceu com a mesma mulher nos seus momentos de glória e nos seus momentos de derrota.

E qual a resposta?

A] Franklin Delano Roosevelt. B] Winston Churchill. C] Adolf Hitler.

O que é liderança então? A enciclopédia define como a capacidade de um indivíduo para motivar outros em busca de um mesmo objetivo. As livrarias estão cheias de textos a esse respeito, e normalmente os líderes são pintados com cores brilhantes, atributos invejáveis, ideais supremos. O líder está para a sociedade como o “mestre” está para a espiritualidade. Entretanto isso não é absolutamente verdade (em ambos os casos).

O nosso grande problema, principalmente num mundo que se torna cada vez mais fundamentalista, é não permitir que as pessoas em posição de destaque tenham erros humanos. Estamos sempre em busca do governante perfeito. Estamos sempre atrás de um pastor que nos dirija e nos ajude a encontrar nosso caminho. Na verdade, as grandes revoluções e os grandes avanços da humanidade foram provocados por gente igual a todos nós – com a única diferença que tiveram coragem de tomar uma decisão-chave em um momento difícil.

Faz muito tempo que, no meu inconsciente, troquei a palavra “líder” pela expressão “guerreiro da luz”. O que é um guerreiro da luz?

Os guerreiros da luz mantêm o brilho nos olhos.

Estão no mundo, fazem parte da vida de outras pessoas, e começaram suas jornadas sem alforge e sem sandálias. Muitas vezes são covardes. Nem sempre agem certo.

Os guerreiros da luz sofrem por coisas inúteis, têm atitudes mesquinhas, e às vezes se julgam incapazes de crescer. Freqüentemente acreditam-se indignos de qualquer benção ou milagre.

Os guerreiros da luz nem sempre têm certeza do que estão fazendo aqui. Muitas vezes passam noites em claro, achando que suas vidas não tem sentido.

Todo guerreiro da luz já ficou com medo de entrar em combate. Todo guerreiro da luz já perdeu a fé no futuro.

Todo guerreiro da luz já trilhou um caminho que não era o dele. Todo guerreiro da luz já achou que não era guerreiro da luz. Todo guerreiro da luz já falhou em suas obrigações espirituais.

Por isso é um guerreiro da luz; porque passou por tudo isso, e não perdeu a esperança de ser melhor do que era.

Por isso são guerreiros da luz. Porque erram. Porque se perguntam. Porque procuram uma razão - e com certeza vão encontrá-la."