terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Indignação!


A entrevista de Mário Crespo ao Ministro Pedro Silva Pereira, na SIC, foi algo de inenarrável - só visto, mesmo!

Querendo ser "incómodo" a propósito do recente "caso Freeport" acabou apenas a ser mal educado, provocador, cínico. É inconcebível que um jornalista digno desse nome tenha este tipo de comportamento, com à-partes, com ironias, com a tentativa clara de descredibilizar o entrevistado. Em certos momentos Mário Crespo pareceu um daqueles (maus) polícias das fitas de série B tentando intimidar um "prisioneiro", só faltava o foco de luz nos olhos...

Recordei-me de uma anterior entrevista, no mesmo canal, de Mário Crespo a Alberto João Jardim - sorrisos cúmplices, mesuras, zero de perguntas incómodas para o dirigente madeirense (que, ainda por cima, o recebia no seu palácio, no seu território...), zero de provocações a propósito de uma forma de governação que o jornal espanhol "El Pais" comparou recentemente a...Kadhafi!...

Já conhecíamos os Jornais da Noite da TVI, especialmente com Manuela Moura Guedes ao leme, nos quais o PS, o Governo, Sócrates, as medidas do Governo, as propostas do PS, os militantes do PS, os Ministros do Governo e assim por aí fora, são alvo preferencial de ataques, de piadas, de ironias, todas do mais "fino recorte", todas consubstanciadas em reportagens, comentários, intervenções sucessivas que habilmente conduzem os telespectadores a concluir que "efectivamente este PS é um bando de malandros, bolas!...".

Mário Crespo, com esta entrevista a Pedro Silva Pereira, esteve ao mesmo (baixo) nível.

Trinta e quatro anos após o 25 de Abril, como Português, cidadão deste País e militante do Partido Socialista quero aqui deixar registo da minha profunda indignação e um singelo desabafo perante tudo isto:

CHEGA! BASTA! Deixem que o POVO decida sem lavagens ao cérebro contínuas!

Vale tudo...


Tenho lido por aí alguns textos onde algumas pessoas ligadas ao PSD surgem com um mal disfarçado entusiasmo, especulando sobre a eventualidade deste partido poder vencer as próximas eleições legislativas...apesar de ter menos votos do que o PS!... Tudo isto fruto, obviamente, de uma qualquer singularidade do sistema eleitoral que alguém parece ter agora descoberto.

Já sabíamos que o PSD pretendia vencer eleições sem apresentar ideias ou propostas alternativas. Agora ficamos também a saber algo mais - que já está disposto a ganhar...sem votos.

domingo, 25 de janeiro de 2009

Um grande Português

Faleceu o ex-presidente da Assembleia da República, Fernando Amaral, aos 84 anos, em Lamego, sua terra natal.

Nascido a 13 de Janeiro de 1925, Fernando Monteiro do Amaral era licenciado em Direito e foi Vereador da Câmara Municipal de Lamego, Presidente da Assembleia Municipal de Lamego e Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Exerceu funções de Deputado à Assembleia Constituinte e de Deputado à Assembleia da República nas I, III, IV, V e VI Legislaturas. Foi Ministro da Administração Interna e foi posteriormente Ministro adjunto do Primeiro-Ministro, nos 7.º e 8.º Governos, respectivamente. Exerceu as funções de Vice-Presidente e Presidente da Assembleia da República durante três mandatos (1983-1987), não tendo sido reconduzido no cargo quando Cavaco Silva obteve a 1ª maioria absoluta. Entre 1985 e 1987 foi designado para o cargo de Conselheiro de Estado. Nos dois anos seguintes foi Deputado à Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, da qual foi também Vice-Presidente. Foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo.

Paz à sua alma e que fique o seu exemplo de Homem íntegro e de grande Português para as novas gerações.