segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Entretanto, no "paraiso"...


O Governo acabou de aumentar a idade para a aposentação, no caso dos homens para os 65 anos e das mulheres para os 60 anos. Também estabeleceu que o cálculo de pensões passe a ser feito de acordo com os salários mais altos recebidos durante cinco anos dentro de um período de 15.

Simultaneamente o Governo anunciou um maior rigor nas despesas e a eliminação progressiva "dos subsídios impróprios e excessivos" concedidos à população. Quanto aos serviços disponibilizados pelo Estado à população, "devem limitar-se a assegurar equitativamente, a todos os cidadãos, questões vitais como a educação, a saúde, a segurança e a assistência social" mas "para manter os níveis actuais, vai ser necessário produzir mais".

Segundo o responsável máximo pela governação, os trabalhadores não devem ter demasiadas coisas fornecidas gratuitamente pelo Estado, caso contrário alguns poderão habituar-se mal e "não querer trabalhar”. O mesmo responsável sublinhou ainda que deverá ser aprovado no próximo mês um diploma para eliminar os limites máximos e mínimos previsto para os salários e que cada qual terá que produzir mais se quiser ganhar mais.

Ah, já agora uma nota final: o Governo que anunciou estas medidas é o de Raul Castro, Presidente de Cuba, esse magnífico "paraíso socialista" (veja aqui pequeno video) com um salário mensal médio rondando os 11 euros...

domingo, 28 de dezembro de 2008

O exemplo dos outros


O futuro Parque Tecnológico de Óbidos foi apresentado recentemente à Comunicação Social. Trata-se de um projecto que pretende atrair negócios de base tecnológica, fixar talentos e criar uma economia criativa naquele Concelho, fazendo a ponte entre as empresas, o mercado, o ensino superior e a investigação e oferecendo serviços de incubação.

A estimativa aponta para a criação de três mil empregos altamente qualificados, em áreas como as tecnologias de informação e comunicação, média e audiovisual, arquitectura e design, artes, publicidade ou até gastronomia. A primeira empresa a instalar-se já está a funcionar - trata-se da Janela Digital, especialista em software de gestão e soluções para marketing na internet para o sector imobiliário.

Para ajudar a atrair empresas, a Câmara Municipal de Óbidos preparou uma política fiscal agressiva, que inclui a isenção do pagamento de derrama, IMT e IMI durante cinco anos, isenção nas taxas municipais e redução de três por cento do IRS em 2009 e quatro por cento a partir de 2010. Outras vantagens apresentadas são, obviamente, a proximidade a Lisboa e a ligação directa à A8. Este parque tecnológico vai ter grandes áreas verdes, ciclovias, campos de ténis e circuito de manutenção.

Registe-se, assim, que Óbidos, para além de ter construído nos últimos anos um conjunto de eventos como o Festival de Chocolate e a Vila Natal, que atraem àquela Vila largos milhares de pessoas, soube igualmente dar mais um passo em frente e criar condições para atrair investimento, fixar população e desenvolver o seu tecido sócio-económico.

E em Sintra?... Projectos. E mais projectos. E estudos. Vários estudos. Muita conversa. Muito tempo perdido nestes últimos 7 anos. E um imenso vazio que é cada vez mais nítido em cada dia que passa.

Na ausência de projectos originais e mobilizadores será que, pelo menos, alguém explica ao actual Presidente e aos seus vereadores com pelouros, qual o significado da palavra "benchmarking"?...

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

É Natal!...


Um Feliz Natal para todos os Homens e Mulheres de Boa Vontade.

Força, Ânimo e Coragem para 2009.