segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Alta Tensão e Alzheimer


Segundo um estudo recentemente publicado pela Universidade de Berna, quem reside a menos de 50 metros de uma linha de alta tensão pode duplicar o risco de contrair a doença de Alzheimer.

Os cientistas basearam-se no exame de todos os óbitos causados na Suíça por esta doença neuro-degenerativa entre 2000 e 2005, num total de 9.200 casos. Conclusão: 20 destes casos surgiram em pessoas que residiram durante 15 anos ou mais a menos de 50 metros de uma linha de alta tensão, o que representa o dobro da prevalência registada no resto da população.

Em contraponto, os investigadores não encontraram qualquer aumento de casos em relação à média relativa a residentes a mais de 50 metros de uma linha de alta tensão.

O estudo foi publicado na revista norte-americana "Journal of Epidemiology" e é o primeiro no Mundo a debruçar-se explicitamente sobre a possível relação de causa e efeito entre os campos magnéticos dessas linhas e doenças como a Alzheimer. Uma teoria sugere que os campos magnéticos perturbam os contactos entre as células nervosas e outras células, enquanto para outra há uma maior produção de radicais livres, que poderia desencadear doenças degenerativas.

Estudos anteriores apontaram para outros efeitos possíveis dos campos electromagnéticos na saúde pública, nomeadamente riscos acrescidos de leucemia, tumores cerebrais, malformações em fetos ou partos prematuros.

Em Sintra, como se sabe, existiu recentemente grande polémica sobre esta questão, a propósito da instalação de linhas de alta tensão entre Fanhões e Trajouce. No combate contra a instalação dessas linhas junto a zonas residenciais, distinguiu-se uma autarca do PS - Fátima Campos, Presidente da Junta de Freguesia de Monte Abraão. Para quem a acusou de apenas querer "protagonismo" a qualquer custo, defendendo que estas linhas de alta tensão são "inofensivas", chamo a atenção para mais este estudo da Universidade de Berna.

Entretanto, continuamos a aguardar mais informações sobre a concretização de uma promessa feita pelo Presidente da CMS, relativamente à qual parece ter caído um diáfano manto de silêncio - o enterramento da linha de alta tensão em alguns troços, num encargo de cerca de 30 milhões de euros a suportar pela autarquia...

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

"Yes, We Can!"


Já está! Os Estados Unidos da América têm um novo Presidente e o seu nome é Barack Obama.
O Mundo festeja!

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Revelações...


Na última Assembleia Municipal de Sintra o PS apresentou um projecto que defendia a descida das taxas aplicadas pela Câmara de Sintra relativamente aos seguintes impostos: Derrama, IMI e IRS. Esta proposta foi derrotada em votação na mesma Assembleia, por força dos votos da maioria de Direita.

No blog do vereador da maioria de Direita, Marco Almeida, pode ler-se, a propósito desta iniciativa do PS, o seguinte:

"O PS sabe que a grave crise económica se deve às opções do seu governo e que essa não deixa margem para alterar o esquema de receitas proveniente dos impostos nacionais.Por outro, reconhece que está amarrado à gestão financeira da Câmara e sobre a qual é o principal responsável neste mandato.Para o mal e para o bem esse é um fardo que o Partido Socialista carregará até às eleições autárquicas do próximo ano.E nessa altura é o PS no seu todo que estará em julgamento! "

Cito, explicitamente, este excerto, porque não deixa de ser espantosamente revelador. Em primeiro lugar ficamos a saber (?) que a "grave crise económica" que atravessamos nada tem a ver com as questões do "subprime" e com o colapso dos mercados financeiros internacionais, vítimas da especulação desregulada - a "culpa" é toda das "opções" do Governo PS!... Já agora acrescento que é o mesmo Governo PS que também é "culpado" de ter baixado para menos de 3% o tal défice que no tempo de Durão Barroso, Ferreira Leite, Paulo Portas, Bagão Félix e Santana Lopes, entre outros ilustres membros do PSD e do CDS-PP, atingiu os 6,8%, mas isso agora parece ser "coisa sem importância"!...

Em segundo lugar ficamos a saber que, aparentemente, em Sintra não é o Presidente da Câmara o principal responsável (para o bem ou para o mal) das principais orientações e decisões estratégicas do Município, incluindo a gestão financeira. A "culpa" (uma vez mais)... é dos "outros", é do vereador do PS a quem ainda há pouco tempo todos elogiavam o excelente trabalho feito (repito - TODOS), mas que subitamente se tornou em "culpado" porque entregou o pelouro em solidariedade com outro vereador a quem o Sr.Presidente decidiu retirar o pelouro respectivo em sessão pública da CMS!... Coisa de somenos, para quem eventualmente ache que estas coisas da solidariedade entre pares é resquício arqueológico!...

Finalmente ficamos a saber que o PS, em Sintra, tem um "fardo" a carregar até às eleições, por conta de ter aceite o pelouro das Finanças que o Dr.Seara lhe entregou e, dessa forma, ter-se disponibilizado para trabalhar em prol dos habitantes do Concelho.

Perante tudo isto resta-me citar François Rochefoucauld :

"Há falsidades disfarçadas que simulam tão bem a verdade, que seria um erro pensar que nunca seremos enganados por elas ".