domingo, 14 de setembro de 2008

Quem nasce torto...

O inqualificável Hugo Chavez voltou ao terreno dos insultos como "arma política", berrando palavrões sucessivos sobre os norte-americanos («Vayanse al carajo yankees de mierda, que aquí hay un pueblo digno»), diante de apoiantes reunidos em comício e a propósito da situação na Bolívia do seu amigo Morales.

Não se trata de nada de especialmente original. Em Abril de 2006 Chávez insultou Alan Garcia, candidato à presidência do Peru, chamando-lhe "canalha, gatuno e ladrão". Motivo? Garcia ter apontado a hipocrisia de Chavez se opor aos tratados de livre-comércio assinados pelo Peru e Colômbia com os Estados Unidos, enquanto a Venezuela continuava a vender grandes quantidades de petróleo aos americanos.

Ao Presidente da Colômbia, Alvaro Uribe, em Janeiro de 2008, também Chavez brindou com os epítetos de "covarde, mentiroso, nocivo e manipulador", tudo a propósito da questão dos reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Já em Maio p.p., quando a chanceler alemã, Angela Merkel, criticou o seu populismo e sublinhou que o presidente venezuelano não podia arrogar-se no direito de falar em nome da América Latina, Chavez ripostou que Merkel pertencia à mesma direita alemã que apoiou Adolf Hitler...

Os ditadores (ou candidatos a tal) sempre se deram mal com a democracia, com a liberdade de expressão, com a crítica de quem deles discorda frontalmente. Pelos vistos, com Chavez, para além do referido, há também um definitivo problema de boa educação.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

"Avante, camarada!..."


O Dr.Fernando Seara foi convidado para ir à Festa do Avante. Segundo as notícias "foi um dos políticos de outros partidos" convidados para esta Festa, mas foi realmente o único que tive oportunidade de ver, em reportagem da RTP, a cumprimentar pessoas que por lá deambulavam, a trocar gracejos com Octávio Teixeira, etc. Eventualmente os outros não foram à Festa. Ou foram e não são tão conhecidos como o Dr.Seara e nem sequer merecem aparecer em reportagem de Telejornal de horário nobre, para o povo os ver. Desconheço.

Foi também interessante aquela declaração do actual Presidente da CMS sobre a ausência de convites do seu próprio partido para alguns eventos laranja, como a Universidade de Verão, esse "clímax" da "saison", quando a líder (?) do PSD resolveu, finalmente, quebrar o silêncio onde continuamente se refugia para não ser confrontada com a ausência de ideias (verdadeiramente) alternativas para a governação do País.

Momento pitoresco: ver o Dr.Seara a passear, descontraidamente, enquanto em fundo se exibia um qualquer cartaz do PCP bramando para pôr fora "a política de Direita". Constituiu um daqueles "instantâneos" engraçados que o acaso proporciona. Melhor só mesmo se o cartaz tivesse escrito: "Viva o Sporting!..."

sábado, 30 de agosto de 2008

30 de Agosto


Quarenta e seis anos já lá vão... Não os senti passar e, no entanto, passou um pouco de mim em cada dia. Virão outros quarenta e seis?... Duvido... Não que a Vida não me saiba bem (como diz a canção) mas porque somos mesmo assim, vindos do pó, aguardados pelo pó... E, no entanto, hoje é apenas o primeiro dia do futuro e tenciono aproveitar todos os que Deus ainda me permitir para os viver inteiramente - pecado não é errar, é nem sequer tentar fazer.