sábado, 14 de junho de 2008

Tempos difíceis


José Sócrates e o Governo agiram correctamente, durante o "bloqueio" dos camionistas. Com ponderação, com sentido de proporcionalidade, com sentido de Estado. Os que acusaram o Governo de "fraqueza" seriam os primeiros a censurá-lo se tivesse empregue a força desde o primeiro momento. Obviamente que existiram situações de clara ilegalidade e desafio à autoridade do Estado - mas estou certo que ninguém duvidará, nem por um momento, que na altura certa, e caso tal se revelasse necessário, José Sócrates não hesitaria em agir. Uma coisa é certa: vivemos uma crise a nível internacional motivada pela especulação desenfreada com os combustíveis e cada vez mais surge como necessário um modelo de desenvolvimento económico alternativo. Uma questão final: onde se enfiou a nova liderança do PSD durante todo este período difícil?... Nem uma palavra, uma sugestão, um contributo alternativo. Apenas um silêncio sepulcral e, certamente, o secreto desejo de que tudo corresse pelo pior para o Governo... É pouco (muito pouco) para quem se quer assumir como alternativa de governação.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Com dedicatória para os cães de fila


"O que é preciso é gente

gente com dente

gente que tenha dente

que mostre o dente


Gente que seja decente

nem docente

nem docemente

nem delicodocemente


Gente com mente

com sã mente

que sinta que não mente

que sinta o dente são e a mente


Gente que enterre o dente

que fira de unhas e dente

e mostre o dente potente

ao prepotente


O que é preciso é gente

que atire fora com essa gente"


Ana Hatherly, 1929

terça-feira, 10 de junho de 2008

"Dia da raça"?!...


O sr.Presidente da República, Cavaco Silva, referiu-se ao dia 10 de Junho como o "dia da raça, da raça portuguesa". Conseguiu, assim, de uma assentada, ressuscitar um termo de má memória do Estado Novo e anunciar uma descoberta antropológica de monta, uma vez que o Mundo desconhecia a existência de uma "raça portuguesa"...


Terá sido um lapso? Não sabemos. O sr.Presidente da República remeteu-se ao seu habitual silêncio quando confrontado com questões delicadas. Em tempos o sr.Presidente da República era, aliás, o homem que nunca se enganava e raramente tinha dúvidas - agora, pelos vistos, é o único português que comemora o 10 de Junho como "dia da raça", enquanto os restantes comemoram o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.