Mostrar mensagens com a etiqueta PSD. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta PSD. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Pergunta de algibeira


A negação do slogan "Dedicação Total", do PSD/PP, não está patente na candidatura a uma Junta de Freguesia, em Sintra, de um jogador de futebol profissional da equipa do Sporting?...

sábado, 12 de setembro de 2009

Haja memória!


"Assim, se chegar ao Governo, a dra. Ferreira Leite extinguirá o pagamento especial por conta que a dra. Ferreira Leite criou em 2001;

A primeira-ministra dra. Ferreira Leite alterará o regime do IVA, que a ministra das Finanças dra. Ferreira Leite, em 2002, aumentou de 17 para 19% ;

Promoverá a motivação e valorização dos funcionários públicos cujos salários a dra. Ferreira Leite congelou em 2003;

Consolidará efectiva, e não apenas aparentemente, o défice que a dra. Ferreira Leite maquilhou com receitas extraordinárias em 2002, 2003 e 2004;

Levará a paz às escolas, onde o desagrado dos alunos com a ministra da Educação dra. Ferreira Leite chegou, em 1994, ao ponto de lhe exibirem os traseiros."


Manuel António Pina - in, Jornal de Notícias

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Dedicação...total?...


Com a devida vénia:

"o defesa do 'sporting' marco caneira está a ser anunciado com pompa e circunstância como o candidato da coligação de direita à presidência da junta de freguesia de almargem do bispo, em sintra. curiosamente, ou talvez não, existe portanto a possibilidade de um homem do futebol vir a presidir a uma autarquia onde no século passado foi pela 'fpf' prometido aos portugueses que seria construído o futuro centro de estágio das selecções. espero que algum jornalista mais atento pergunte ao jogador leonino, agora travestido de político, em que pé é que está esta situação?"




sexta-feira, 28 de agosto de 2009

...e a montanha pariu um rato!...



"O programa do PSD não é um programa. É, pelas regras habituais da coisa, um antiprograma: descontando as piedades do costume sobre o 'emprego' e o 'crescimento económico' (que não dependem do Estado), a drª Manuela deseja apenas o básico".

João Pereira Coutinho - in "Correio da Manhã" - 28-08-2009



terça-feira, 25 de agosto de 2009

É hora!...


Rui Veloso, apoiante da coligação de Direita em Sintra, declarou ao "Diário de Notícias" que apoia novamente o Dr.Seara porque é o "Presidente que não deixa fazer". Eu acrescentaria: que não faz... nem deixa fazer!...

Adiante. Cada qual apoia quem bem entende, obviamente - e certamente que a visão que Rui Veloso tem do Concelho de Sintra será certamente muito diversa da de um simples munícipe que viva numa urbanização sem espaços verdes nem espaço para os filhos praticarem desporto, que não tenha escola básica próxima, que veja o lixo acumulado nas ruas, os prédios degradarem-se, que veja este Concelho, nestes últimos 8 anos, a perder terreno para os Concelhos vizinhos em termos de atracção de investimentos, etc.

A Sintra de Rui Veloso e de Joaquim de Almeida (actor que há uns meses atrás publicou um livro infantil com o patrocínio da CMS e que, segundo creio, até já terá obtido nacionalidade norte-americana porque, segundo declarações públicas feitas, quer "votar e fazer parte activa do país onde paga os impostos"), ambos apoiantes recorrentes, em períodos eleitorais, do Dr.Seara, não é, definitivamente, a mesma Sintra do munícipe comum do nosso Concelho, daquele que vive na Serra das Minas, em Rio de Mouro, em Monte Abraão, em Queluz, no Cacém, em S.Marcos, em Mem Martins, etc, e que sente na pele, em cada dia, a degradação da sua qualidade de vida, a desvalorização do seu património, as dificuldades nos transportes, a ausência de espaços de lazer, de parques urbanos, de piscinas, de ciclovias, de centros de Saúde, enfim, de tudo aquilo que foi anunciado e prometido mas que jamais passou do domínio das piedosas intenções.

O Dr.Seara gosta de exibir estes apoios do mundo do espectáculo e do futebol como trunfos eleitorais - aos outros, à imensa maioria de munícipes que não são famosos nem mediáticos mas que vivem verdadeiramente em Sintra, que desesperam por ver este Concelho sair da estagnação em que caiu nos últimos 8 anos, Portugueses que aqui labutam diariamente, que aqui criam os seus filhos, que aqui têm o seu ganha-pão, etc, resta-lhes optar por quem, efectivamente, os coloque em 1º lugar e os considere mais importantes que qualquer actor norte-americano, cantor ou jogador de futebol.

É hora!...

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Silly Season IV


Segundo notícia publicada no Diário de Notícias de ontem, o (ainda) Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Fernando Seara, convidou o futebolista do Sporting, Marco Caneira, para candidato da coligação de Direita à Junta de Freguesia de Almargem do Bispo.

Cito parte desta deliciosa notícia (com a devida vénia para o jornalista Luís Galrão, seu autor):

"No caso de Almargem, o actual presidente da Câmara salienta que "o Marco é um cidadão como outros, natural da freguesia" e que "vai ser um grande presidente porque tem experiência de vida e da terra". O autarca admite que o jovem não tem experiência autárquica, mas considera que é irrelevante. "Há oito anos quando cheguei a Sintra a maior parte dos candidatos não tinha experiência. Além disso, ser autarca é compatível com outras actividades e há muitos presidentes que não se dedicam em exclusividade. Aliás, isso até é uma mais-valia que não haja demasiada profissionalização da política", defende Seara."

Acho que a notícia vale por si e quaisquer comentários são praticamente irrelevantes. Eu acrescentaria apenas que há até muitos Presidentes (de Junta e mesmo de Câmara) a tempo inteiro e que nem por isso logram fazer obra digna desse nome.

Mas aquilo que aqui deixo constitui, apenas, uma preocupação. Preocupação essa que não tem a ver com as capacidades autárquicas do jogador Caneira. Nem sequer com a enorme confusão que parece verificar-se, por estes dias, nesta coligação de Direita "comandada" pelo candidato Fernando Seara, a fazer fé nas notícias que vão surgindo na Imprensa.

A minha preocupação é mesmo outra - é que estas trapalhadas acabem por "desestabilizar" este jogador do meu clube, o Sporting, na véspera de importante encontro com a Fiorentina a contar para o play-off da Liga dos Campeões.

Porque tudo o resto (perdoem-me a franqueza) ainda deve fazer parte da "silly season"...

Ah, e já agora - alguém me sabe dizer se o Mantorras, agora que até tem mais tempo livre, estará também na "calha" para candidato a vereador?...

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Mudar de página


Paulo Portas afirmou hoje à Comunicação Social que só aqueles "que têm medo" é que se furtam a debates em período eleitoral. Eu acrescentaria que esse "medo" advirá ou de um mau trabalho realizado ou de ausência de propostas mobilizadoras.

Em Sintra o (óbvio) candidato do PSD/PP à presidência da Câmara Municipal já recusou um debate com a candidata do PS, Ana Gomes, na TVI. Simultaneamente a Direita vai retardando o anúncio dessa candidatura (problemas também na constituição de listas locais?...) e evitando o confronto democrático e o julgamento da sua (in)actividade na CMS.

Neste Agosto atípico há uma brisa de mudança que já ameaça ser ventania em Outubro...

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Gripe insular


A malvada da gripe impediu a líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, de aceitar o convite do Dr.Alberto João Jardim e rumar à Madeira para estar presente na grande festa "laranja" daquelas bandas.

De uma assentada, MFL ficou livre de perguntas incómodas da Comunicação Social, em directo, sobre os recentes dislates do Dr.Jardim a propósito da revisão da Constituição e de ser obrigada a assistir (sem tugir, nem mugir) a um evento onde o chefe local do PSD costuma exibir (ainda mais...) toda a sua habitual arrogância e demonstrar que, efectivamente, a liderança do PSD nacional "come e cala" perante tudo o que ele diga ou faça.

É caso para dizer que há gripes providenciais...

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Opinião no "Cidade Viva"


O jornal "Cidade Viva" decidiu criar um novo espaço de opinião, aberto a representantes das principais forças políticas do nosso Concelho. Foi com prazer que aceitei o convite para participar, enquanto militante do Partido Socialista e deputado municipal. Transcrevo o texto já publicado no último número do "Cidade Viva":



"A escolha que os Portugueses vão ter que fazer nas próximas eleições legislativas é bem clara: ou optam por prosseguir com um projecto de Esquerda, moderno e tolerante (que obviamente terá aspectos a corrigir ou ponderar, mas que tem uma marca e preocupações claramente sociais), protagonizado pelo PS; ou escolhem um regresso ao passado com o PSD e o PP e o seu discurso da “tanga”, da desistência, do miserabilismo, do imobilismo, do primado do privado sobre o público.

Com efeito, a anterior governação de Direita foi “apenas” há 4 anos atrás e só a vertigem do
dia a dia pode levar a esquecer o que constituiu o cerne desses anos, com Governos de Durão
Barroso e de Santana Lopes e ministros como Manuela Ferreira Leite, Bagão Félix, Morais Sarmento e outros elementos do PSD e PP que já se perfilam novamente como “anjos salvadores”, sugerindo que irão agora tirar de uma qualquer cartola as soluções miraculosas que anteriormente nunca aplicaram.

É por isso que é bom ter memória. Relembrar, por exemplo, que foi com os anteriores Governos de Direita que os salários reais dos trabalhadores da Administração Pública diminuíram em anos consecutivos, assim como as comparticipações com despesas médicas. Que os transportes públicos chegaram a aumentar o dobro da inflação prevista pelo Governo PSD/PP. Que o desemprego, em 2003, cresceu a um ritmo diário de 200 novos casos. Que se registou um aumento de 137% no número de falências de empresas. Que cerca de 2 000 mulheres portuguesas, por ano, tinham que atravessar a fronteira para ir a Badajoz realizar uma interrupção voluntária da gravidez. Que Durão Barroso, ao lado de Aznar e com Manuela Ferreira Leite como ministra das Finanças, anunciou a construção de 4 linhas do TGV. Que apesar de todas as vendas de património do Estado e dívidas fiscais e da Segurança Social ao City Group, assim como do recurso aos Fundos de Pensões dos trabalhadores da CGD e da ANA, foi deixada uma “herança” de 6,83% de défice nas contas públicas. Etc, etc, etc. Sublinhe-se, ainda por cima, que não existia na altura a grave crise económica que agora afecta todo o Mundo – imagine-se como teria sido, se esses Governos PSD/PP passassem por esse tipo de provação!...

É por isso que a escolha nas Legislativas que aí vêm é clara, como acima referi. Ou queremos
continuar num rumo que tem uma liderança sólida, um projecto definido, uma vontade reformista genuína mas que não deixa para trás, entregues à sua sorte, os mais fracos ou mais
desprotegidos da Sociedade; ou regressaremos a esse passado de triste memória, com as mesmas caras de sempre, a mesma vontade de tudo parar, tudo “anestesiar”, nada fazer, com um discurso forte com os fracos e muito fraco face aos mais poderosos.

Voltaremos a este tema."

domingo, 19 de julho de 2009

Caruncho


Os dislates de Alberto João Jardim sobre a Constituição e a "proibição" do comunismo não são nada de surpreendente nem de novo. Já se tornaram um hábito este tipo de declarações pseudo-bombásticas, sejam elas sobre os portugueses do Continente, os imigrantes, o "Sr.Silva" (Cavaco)ou o "Sr.Pinto de Sousa" (Sócrates). Agora calhou a vez do comunismo.

Brevemente parece que a Drª Ferreira Leite irá à Madeira participar naquela festa anual do PSD insular onde muitos destes dislates têm sido proferidos, ao longo dos anos. E sabem o que seria realmente surpreendente? Que a actual líder do PSD recriminasse este tipo de declarações e se afastasse desta forma de "fazer política".

Mas já não há surpresas na Madeira - e a liderança nacional do PSD, tal como sempre fez perante Alberto João Jardim, vai certamente (e uma vez mais...) colocar-se de cócoras.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Silly Season III



Confesso que o livro da Ana Anes me levou a reflectir... O que será pior? Sete anos de mau sexo ou os últimos 8 anos de gestão PSD/PP na Câmara de Sintra?...

Venha o Diabo e escolha!...

E já nem quero imaginar um pobre munícipe que tenha tido 7 anos de mau sexo e, ao mesmo tempo, tenha tido que aguentar com estes 2 mandatos do Dr. Seara!... Nem Tântalo!...

quinta-feira, 9 de julho de 2009

"Política de verdade"


Em Setembro de 2008, no encerramento da Universidade de Verão do PSD, Manuela Ferreira Leite acusou o Governo de, no âmbito da política social, "manter as desigualdades sociais".

No dia 25 de Junho deste ano, durante um jantar com o grupo parlamentar do PSD, a mesma Manuela Ferreira Leite afirmou o seguinte:

- "Nós vamos repudiar todas as receitas que o PS tem estado a adoptar para o País".

- "Nós vamos rasgar e romper com todas as soluções que têm estado a ser adoptadas em termos de política económica e social, para que tenhamos resultados diferentes."

Finalmente hoje, dia 9 de Julho, a líder do PSD veio declarar:

- "Rasgar, ninguém vai rasgar nada".

- "Não há nenhuma medida anunciada por este Governo com a qual eu discorde. Eu nunca disse que rasgaria políticas sociais. Não há nenhuma medida a que o PSD se tenha oposto ou que tenha criticado sequer."

Parece que, no PSD, se chama a isto "Política de verdade".

terça-feira, 7 de julho de 2009

Silly season...


- Défice em 1993 - Governo Cavaco Silva - 8,9%

- Défice último Governo PSD/PP - 6,8%

- Assembleia da Madeira paga milhares de euros por pareceres a juristas do PSD para iniciativas do...PSD!... - Junho 2009

- Oliveira e Costa, ex-Secretário de Estado de Governo PSD, detido por suspeitas de fraude fiscal, branqueamento de capitais e burla no BPN - Novembro 2008

- Governo de Ferreira Leite aprovou 4 linhas de TGV em 2003

- Ferreira Leite "riscava" TGV - JN - Janeiro 2009

- Ferreira Leite recusa dizer se já votou em Santana Lopes - JN - Maio 2008

- Ferreira Leite aponta Santana Lopes como "exemplo democrático" - Visão - Junho 2009

- Dias Loureiro arguido no caso BPN - Julho 2009

- Ministra das Finanças, Ferreira Leite, negociou venda de créditos com Citigroup: operação já custou ao Estado mais 3,7 mil milhões de euros de novos créditos do Fisco e Segurança Social - jornal "I" - Julho 2009

- "Não sei se não seria bom haver 6 meses sem democracia para pôr tudo na ordem" - Manuela Ferreira Leite - Novembro 2008

segunda-feira, 6 de julho de 2009

JS...quê?...

Depois de ter aqui citado um pequeno excerto do blogue da JSD de Queluz (que fala por si...) confesso que não era minha intenção "regressar" a esse espaço.

Contudo, um jovem camarada da Juventude Socialista chamou-me a atenção para o conteúdo de alguns posts ali colocados, dos quais destaco as seguintes passagens (sublinhados meus):

" - Com a crise económica mundial, estamos a receber novamente os Portugueses que emigraram para ter uma vida melhor mas será que podemos continuar a receber mais pessoas para além dos nossos Portugueses?"

" - Citando uma frase interessante, «Portugal é dos Portugueses!»"

" - E quanto à emigração e ao racismo, deixo aqui a nossa tomada de posição, condenamos o racismo e a discriminaçãos dos cidadãos emigrantes que vêm para Portugal. Mas não acham que já chega de receber emigrantes?"

Este tipo de linguagem e de expressões têm estranhas similitudes com aquilo que podemos encontrar na propaganda de partidos de extrema-Direita, como facilmente se poderá verificar: experimente-se pesquisar no Google a expressão "Portugal é dos Portugueses", por exemplo.

Resta-me referir que este blogue da JSD de Queluz tem como "seguidor" (ali indicado) o Sr.Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sintra e dirigente do PSD, Dr.Marco Almeida - seria interessante saber qual a sua opinião sobre estes conteúdos (nem que fosse apenas através do seu blogue pessoal), sendo ele autarca num território onde a pluralidade étnica constitui precisamente uma marca e uma riqueza potencial a considerar, respeitar e saber gerir.

O reparo aqui fica feito.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Momento de humor


"Em termos de sondagem pública, o PS nas últimas eleições europeias, venceu no município de Sintra mas será que os Sintrenses votaram pela cabeça ou pela razão? Eu penso que foi pela cabeça (...)"


in, blogue da JSD de Queluz

domingo, 28 de junho de 2009

"Epidemia"



Manuela Ferreira Leite afirmou ontem, durante o encerramento da convenção regional autárquica do PSD/Algarve, que é bom que as eleições autárquicas e legislativas ocorram em datas próximas, permitindo que haja um "efeito de contágio".

Percebe-se, assim, de forma cristalina qual a "epidemia" de tons laranja que MFL pretendia que atacasse o País, caso as eleições autárquicas e legislativas se realizassem no mesmo dia, como defendeu, exclusivamente, o PSD.

A líder do PSD tem destas coisas - de vez em quando foge-lhe a boca para a verdade...

Esperemos que, até à data das eleições, o povo português esteja atento e se "vacine" contra o regresso a um passado de má memória.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Entretanto, em Rio de Mouro...


"Diário de Notícias", 20 de Junho p.p.:


- PGR abriu inquérito à Junta de Freguesia de Rio de Mouro - por MANUEL CARLOS FREIRE

A Procuradoria-Geral da República (PGR) instaurou um processo para investigar alegadas irregularidades cometidas pelo Executivo da Junta de Freguesia de Rio de Mouro, Sintra, de maioria PSD.

Na base do processo, sobre o qual a PGR se escusou a prestar informações ao DN devido ao segredo de justiça, está uma queixa apresentada em Novembro passado, junto do Ministério Público de Sintra, pela vogal Ana Bela Gonçalves (PSD), depois de meses de conflito com o presidente da Junta, Filipe Santos (também do PSD).

Filipe Santos declarou ontem ao DN desconhecer a existência de quaisquer queixas junto da PGR e negou que a PJ já tenha feito qualquer visita aos serviços da junta. Porém, assumiu a existência de "graves dificuldades" na gestão da Junta de Rio de Mouro provocadas por Ana Bela Gonçalves, que o levaram a retirar-lhe os pelouros por, entre outras razões, ter dado "informações falsas aos outros partidos" e "ter mentido a todos os eleitores", em particular sobre as suas habilitações académicas.

Contactada pelo DN, Ana Bela Gonçalves confirmou ter apresentado queixa mas escusou-se a falar do assunto por estar em segredo de justiça. Contudo, "e porque foi público" em reuniões da Assembleia Municipal, aquela vogal confirmou a existência de problemas no uso de viaturas da Junta por membros do Executivo, em idas ao Algarve, ou na falta de pagamentos pela utilização do forno crematório, bem como insultos e ameaças de agressão física que lhe terão dirigido os adversários.

A recente demissão dos dois vereadores do PS, João Nunes e João Alves, que o presidente Filipe Santos disse estar relacionada com "as mentiras" da vogal, não foi confirmada ao DN pelos próprios. Tanto um como outro garantiram que a sua saída se deveu a "motivos pessoais" relacionados com as exigências das respectivas vidas profissionais fora da junta.
Ambos admitiram, no entanto, a existência de "guerrilhas" políticas e até pessoais naquela Junta de Freguesia entre os sociais-democratas Filipe Santos e Ana Bela Gonçalves, que "causaram algum mal-estar" nos serviços da junta.

Segundo fontes sociais-democratas, o caso chegou mesmo ao conhecimento do presidente da Distrital de Lisboa do PSD, Carlos Carreiras, que terá optado por sugerir a resolução das divergências ao nível concelhio.

A Inspecção-Geral da Administração Local, apurou o DN, recebeu também uma queixa formal relacionada com as alegadas irregularidades cometidas por Filipe Santos e outros dirigentes, como "o secretário e o tesoureiro". "

Eu já tinha "alertado" aqui para as "cenas dos episódios seguintes"...

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Passagem de nível sem guarda...


Notícia do jornal Publico, de 15 de Outubro de 2003:


"Orçamento de Estado

Estudos da alta velocidade avançam em 2004
Por Inês Sequeira

A continuação dos estudos da rede de alta velocidade ferroviária, envolvendo as ligações Porto/Vigo e Porto/Lisboa, e ainda a ligação transversal a Madrid, está prevista no Orçamento de Estado (OE) entregue ontem na Assembleia da República.

Durante o próximo ano, prevê-se a conclusão dos estudos de viabilidade técnica, económica e ambiental de todos os traçados e do estudo de impacte sócio-económico na indústria e no sistema logístico nacionais. O Executivo prevê ainda que sejam lançados os estudos prévios de avaliação do impacte ambiental do projecto, cujo traçado final deverá ficar definido antes da próxima cimeira ibérica, marcada para o próximo mês na Figueira da Foz. O primeiro-ministro garantiu na sexta-feira passada que tinha dado indicações à ministra das Finanças para "dar grau de prioridade em termos de orçamento" ao projecto (...)"

Na altura o Primeiro-Ministro era Durão Barroso. E a Ministra das Finanças chamava-se Manuela Ferreira Leite.

domingo, 7 de junho de 2009

Eleições Europeias 2009


O PSD foi o vencedor das eleições para o Parlamento Europeu. O PS não atingiu os resultados esperados e, obviamente, acabou "penalizado" pelo desgaste de ser Governo.

Sinais preocupantes para uma futura governação do País: a dispersão de votos por partidos que jamais constituirão uma solução governativa, como a CDU e o Bloco de Esquerda. Todo o "protesto" é legítimo - mas a governação de um País não se compadece com o mero voto de "protesto". Os votos na CDU e, sobretudo, no Bloco, não contribuirão para qualquer solução governativa - todos sabemos que estes partidos jamais aceitariam responsabilidades num Governo liderado pelo PS.

É por isso que a persistência num voto de "protesto", na CDU ou no Bloco, em futuras eleições legislativas, apenas contribuirá para uma coisa - o regresso da Direita ao Poder.